Modelo de resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAS DE TRABALHO CIENTÍFICO







Resenha ou Recensão Crítica


A resenha, ou recensão crítica é um resumo crítico. Sua importância e utilidade estão no auxílio que presta aosleitores na triagem do material bibliográfico necessário às leituras e às pesquisas. Muito valiosa é, pois, a resenha porque não se limita a sintetizar a obra, mas apresenta comentários sobre ela aomesmo tempo em que a interpreta, sustentando a avaliação com evidências extraídas do próprio texto.
Por exigir compreensão e reflexão crítica, a resenha constitui também ótimo exercício para os alunos,capacitando-os a ler e redigir com rigor científico.

Exemplo:

Nome da instituição
Nome da disciplina
Nome do Prof.
Nome do Aluno:

• Referências da obra:

RODRIGUES, A. M. Produção econsumo do espaço e no espaço. Problemática urbana. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.

• Formato: livro, artigo, monografia, tese, dissertação

• Credenciais da autora (a exemplo do CurriculumLattes):

Professora Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas - Professora Colaboradora no Instituto de Filosofia e Ciências HUmanas e Instituto de Geociências- Departamento de Geografia.Possui pela Universidade de São Paulo graduação e licenciatura (1971), mestrado em Geografia -Geografia Humana- (1981) e doutorado em Geografia - Geografia Humana (1988). Pertence ao corpo editorialde revistas científicas como Geotextos (UFBA), Terra Livre - Revista Pós CPG - FAUUSP, Crítica Marxista (São Paulo), Revista Oculum Ensaios e Revista Três Pontos. Principais temas e linhas de pesquisa:Cidade, Espaço Urbano, Estatuto da Cidade e sua aplicação no urbano, Problemática Ambiental, Ambiente, Movimentos Sociais Urbanos. Conselheira no Conselho das Cidades representando a AGB - Associaçãodos Geógrafos Brasileiros, participante da Coordenação do Fórum Nacional pela Reforma Urbana.

• Conhecimento prévio para entendimento da obra:

Para melhor entendimento do artigo julgam-se...
tracking img