Modelo de pgrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

ALEXANDRE BRUNELLI, VANESSA TRES, YARA LUIZA.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos-residencial

TRABALHO DE PROJETOS EM ENGENHARIA AMBIENTAL

CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, mais conhecido como PGRS, é de grande importância para a sustentabilidade urbana. Através do PGRS a separação edestinação final dos resíduos podem ser feitas corretamente, evitando que seja enviado um volume maior de resíduo para os aterros sanitários, pois estes devem ser a última opção. Assim, aumentamos a vida útil do resíduo, contribuindo para a economia verde e para uma melhora na qualidade de vida das pessoas, principalmente de grandes cidades. O plano auxilia a empresa a diminuir o custo do manejo dos resíduosgerados, reduzindo os impactos no meio ambiente e desenvolvendo na empresa uma postura socioambiental.
O planejamento do PGRS consiste em duas fases que vão desde a geração dos resíduos até a destinação final. A primeira fase é o diagnóstico, onde são identificados os resíduos gerados na empresa; e a segunda parte é a proposta de gerenciamento de resíduos, que possui as diretrizes necessáriaspara a implementação do PGRS.
Este enfoque que o PGRS possui, que é diminuir a geração de resíduos, está relacionada com o princípio dos 3 R’s – Reduzir, Reciclar, Reutilizar. Então, quando uma empresa implementa um PGRS, estará contribuindo com o setor de reciclagem, proporcionando a geração de empregos com ganhos para a sociedade, além de ser beneficiada com a redução de custos e com a venda demateriais recicláveis.
O embasamento deste projeto possui as diretrizes estabelecidas em leis nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, assim possuindo a garantia de que está de acordo com a política pública de geração de resíduos sólidos.

1. OBJETIVO
O objetivo deste plano de gerenciamento de resíduos é orientar os envolvidos no projeto sobre as melhores formas de acondicionamento,armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos gerados, por meio da política de sensibilização e educação ambiental, incentivando a melhoria dos comportamentos e hábitos dos envolvidos.
O projeto possui como objetivo também, propor mudanças para otimizar o processo de resíduos e diminuir a geração dos mesmos, levando em consideração o programa dos 3 R’s – Reduzir,Reciclar e Reutilizar.

2. CONCEITOS
Acondicionamento interno:
Quando se coloca os resíduos sólidos no interior de recipientes apropriados, com condições de higiene regulares, visando sua posterior coleta ou estocagem.
Armazenamento externo:
Selecionar um espaço apropriado onde será o acumulo dos resíduos que devem ser transportados até o local de tratamento, reciclagem ou disposição final.Aterro sanitário:
Método utilizado para a disposição final dos resíduos sólidos, por meio de deposição no solo, em camadas confinadas e cobertas por material inerte, contemplando tratamento dos efluentes líquidos e gasosos, conforme as normas técnicas regulamentadoras. Atualmente, uma vez que existe alternativas mais adequadas para a destinação final de resíduos, o aterro sanitário não éconsiderado mais a melhor opção para a disposição final.
Coleta:
Remoção dos resíduos devidamente acondicionados, mediante veículos apropriados para tal atividade.
Destinação ou disposição final:
Conjunto de atividades que visa dar o destino final aos resíduos, não causando danos ao meio ambiente, através de tratamento ou não dos resíduos.
Resíduos Sólidos:
De acordo com a NBR 10.004/2004 sãoresíduos no estado sólido ou semi sólidos, que resultam de atividades industriais, domésticas, hospitalares, agrícolas, de serviços e de varrição. Ficam incluídos os lodos derivados de sistema de tratamento de água e gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição. São incluídos também, os líquidos cujas particularidades tornem inviável ser lançados em rede pública de esgoto ou...
tracking img