Pgrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL






ANDERSON BRINGHENTI GONÇALVES






GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM OFICINAS MECÂNICAS















CURITIBA
2009
ANDERSON BRINGHENTI GONÇALVES













GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM OFICINAS MECÂNICASTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à obtenção ao título de Engenheiro Ambiental.

Orientador: Prof. Dr. Arnaldo Carlos Muller Junior










CURITIBA
2009
ANDERSON BRINGHENTI GONÇALVES


GERENCIAMENTODE RESÍDUOS SÓLIDOS EM OFICINAS MECÂNICAS


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à obtenção ao título de Engenheiro Ambiental.



COMISSÃO EXAMINADORA



_______________________________________
Prof. Arnaldo Carlos Muller Junior
Pontifícia Universidade Católica do Paraná_______________________________________
Prof.ª Patrícia Sottoriva
Pontifícia Universidade Católica do Paraná




________________________________________
Prof. Arnaldo Carlos Muller
Pontifícia Universidade Católica do Paraná



Curitiba, 30 de junho de 2009.
AGRADECIMENTOS


Primeiramente à Deus por me dar a capacidade de aprender e conseguir por mim mesmo tudo quealmejei.
Aos meus pais, Adenirço e Zelina, e aos irmãos Luciana, Eliane e Alessandro, principalmente por acreditar na minha capacidade, pelos ensinamentos e oportunidades oferecidas para a realização deste grande sonho.
Aos novos amigos que fiz e que me permitiram crescer e que fizeram muita diferença durante a graduação.
Aos amigos Daniel Rosa Lopes e esposa Carolina Castro SousaLopes, Alexandre Caruso Gomes, que me ensinaram rir das dificuldades proporcionando momentos de alegria e aprendizado.
Ao orientador Professor Dr. Arnaldo Carlos Muller Junior pela paciência em ensinar cada detalhe, pela oportunidade de conhecer o mundo acadêmico e pelos momentos agradáveis de recompensas.
A todos os professores do curso de engenharia ambiental que contribuíram comsua parte nessa trajetória.






























RESUMO


O presente trabalho de conclusão de curso aborda aspectos quanto a avaliação de desempenho da implementação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos – PGRS que se mostra necessário para um correto enquadramento na Lei de Crimes Ambientais. As oficinas mecânicas são grandes geradoras de resíduoque pode impactar o meio ambiente, seu resíduo é gerado principalmente com a incidência de óleo e graxa. A execução de um modelo de gestão afim de minimizar a geração de resíduo se mostra cada vez mais crescente. Uma proposta de manejo adequado a este tipo de empresa pode colaborar com a própria economia interna, consumindo menos matéria-prima e podendo até gerar renda com destinações finais, agestão do resíduo se mostra importante como fonte colaboradora do processo administrativo da oficina. Neste sentido o estudo técnico buscou levantar as informações referentes como: Modelo de gestão, Diagnóstico preliminar, Leis, Decretos e resoluções referentes ao PGRS em empresas reparadoras de veículos. Com a avaliação dos aspectos levantados confirmou-se a necessidade da aplicabilidade de ummodelo de gestão, como o PGRS.


Palavras-chaves: Resíduo. Manejo. Diagnóstico.


























ABSTRACT


The present work of course conclusion approaches aspects how much the evaluation of performance of the implementation of the plan of management of solid residues - PGRS that if it shows necessary for a correct framing in the Law of Ambient Crimes. The...
tracking img