Modelo de cartas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REDAÇÃO EMPRESARIAL

MODELOS DE CARTAS COMERCIAIS

Professora Mestre: Carmen Lúcia Toniazzo

MEMORANDO
Na linguagem comercial, significa a nota ou comunicação ligeira entre departamento de uma mesma empresa, ou entre a matriz e suas filiais e vice-versa, ou entre as filiais. É conhecido também como comunicado interno (CI)
O memorando pode ainda indicar um livro de apontamentos, ou notas,com a finalidade de registrar fatos ou lembretes.
Na terminologia Jurídica, significa nota diplomática enviada por um país a outro, com exposição sucinta sobre determina questão.
Estrutura: nome memorando, nome do receptor, ou destinatário, nome do emissor, data, resumo da mensagem (ref., ou assunto), a mensagem, a assinatura.
MODELO DE MEMORANDO
Memorando nº (informar) Em, (dia) de (mês) de(ano).

Ao Senhor (indicar o nome e/ou cargo):

Assunto: Aquisição de Equipamentos de Informática.

Nos termos do plano de estratégia estabelecido na reunião mensal de julho deste ano, solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para aquisição de equipamentos dos novos informática para o departamento de Recursos Humanos.

As especificações deverão ser obtidas junto a departamentode informática, e os orçamentos deverão ser apresentados na próxima reunião que ocorrerá no próximo dia 28 para deliberação.

Atenciosamente,

(assinatura)
(nome completo)
(cargo)

RECIBO
Significa o documento em que se confessa ou se declara o recebimento de algo. Normalmente, é um escrito particular. Alguns tipos de recibo: recibo de pagamento ( indica quitação do pagamento de umadívida, em sua totalidade ou parcialmente); recibo por conta (sempre parcial); recibo por saldo (indica uma quitação referente a todas as transações até sua data).
MODELO DE RECIBO
Recebi do sr.........................brasileiro, residente e domiciliado nesta capital, na rua........., n°......, a quantia de R$........................., (valor por extenso), referente à venda que lhe fiz deum............, de minha propriedade, dando-lhe por este recibo a devida quitação, tendo como testemunhas os senhores............................e............................
Cuiabá, .....de.......de 2010
.............................................................
Testemunhas:
...........................................................
...........................................................

OEDITAL
É um documento, cópia autêntica de leis, decretos ou posturas para se publicar pela imprensa periódica ou por meio de afixação nos lugares públicos
MODELO DE EDITAL
Edital IME-USP nº 23/2009
ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO
O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo torna pública a abertura de concurso público para preenchimento de 1 (uma) vaga do Grupo SuperiorI A para a função de Especialista em Laboratório, e outras que surgirem durante a validade deste Edital, vinculada ao Programa de Concessão de Técnico de Nível Superior para Grupos de Excelência - PROCONTES da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, que visa atender projetos especiais de pesquisa por ela selecionados.
A vaga destina-se inicialmente ao atendimento do Projeto:“Projeto Borboleta – sistema integrado de computação móvel para atendimento domiciliar de saúde” que se desenvolverá junto ao Instituto de Matemática e Estatística e, ao seu término, caberá à Pró-Reitoria de Pesquisa a indicação de novos projetos especiais de pesquisa para atuação do servidor em qualquer das unidades universitárias do Campus de São Paulo.
1. A função será preenchida sob o Regime da CLTem jornada de trabalho de 40 horas semanais. O horário de trabalho será estabelecido pela Universidade de São Paulo de acordo com suas necessidades, podendo ser diurno, noturno, misto, em regime de plantões ou em escala de revezamento.
2. Superado o período de experiência de 90 dias, o contrato de trabalho passará a viger por tempo indeterminado (§ único art. 445 da CLT).
3. O salário...
tracking img