Video on demand

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Vídeo On Demand

Histórico

A palavra para entender o Video on Demand é YouTube. O site de vídeos da Google é um dos melhores exemplos de como funciona esta transmissão. Há algum tempo, para assistir a um vídeo na web, era necessário fazer o download do arquivo ou esperar que ele carregasse por completo. 

Com o streaming (transmissão), você pode assistir ao filme na mesmaproporção que ele é carregado e pode assistir, parar, retroceder, avançar e assisti-lo quantas vezes quiser. Isso é possível porque os arquivos ficam armazenados em servidores

Video on demand ou VoD é uma solução de vídeo sobre xDSL, ou outra tecnologia banda larga.
Por meio de uma página Web na tela da TV ou , o assinante pode escolher diferentes tipos de filmes e programas de TV que estejamdisponíveis em VoD. A solução consiste em enviar conteúdos em formato de vídeo, karaokê, jogos, etc. - sob demanda ou continuamente -, utilizando redes de banda larga de operadoras de comunicação. Assim, o usuário receberá conteúdos com qualidade de imagem semelhante ao DVD no momento que desejar e sem sair da sua casa.

Histórico

Setembro de 1994 - Primeiro serviço de VoD começou a ser testado noCambridge. Este serviço chegou a providenciar vídeo e dados a 250 casas e escolas ligadas à rede de cabo de Cambridge. Os vídeos eram codificados em MPEG-1 e enviados através de uma rede ATM desde o servidor ICL media até as set-top-boxes (Uma espécie de conversor de sinal).

1996 - Apesar de ter sido um sucesso a nível técnico, dificuldades a nível de conteúdos levaram ao encerramento do projecto. Aarquitectura do sistema, que se manteve na sua raiz até hoje, é mostrada na figura 2

1998, a Kingston Communications tornou-se a primeira companhia inglesa a lançar comercialmente um serviço de VoD assim como a primeira a integrar TV e Internet através de uma única set-top-box utilizando IP numa ligação ADSL.

1999 - 2001 – Após o grande crescimento da Kingston Interactive TV, que já possuíacerca de 15.000 assinantes, inúmeras outras empresas começaram a entrar neste mercado.

2006 – A Sky lança o serviço Sky by broadband, mais tarde renomeado para Sky Anytime on PC, ele utiliza uma forma legal de peer-to-peer para distribuir os seus conteúdos de uma forma mais rápida. Em vez de se fazer o download dos conteúdos somente dos servidores da Sky, este é feito também a partir deoutros clientes que fizeram o download do mesmo conteúdo anteriormente. De acordo com o European Audiovisual Observatory existiam 142 serviços pagos de VOD a operar na Europa no final de deste ano.


Atualmente - Existem muitas oferta de serviços de VoD. As companhias de TV por cabo e IPTV oferecem um serviço de VoD em streaming que utiliza a largura de banda de downstream dos sistemas detransporte para oferecer aos clientes filmes e programas de televisão.

Tecnologias empregadas

ADSL  (é um formato de DSL(Digital Subscriber Line: é uma família de tecnologias que fornecem um meio de transmissão digital de dados, aproveitando a própria rede de telefonia que chega na maioria das residências.), uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápidaatravés de linhas de telefonedo que um modem convencional pode oferecer.)

as set-top-boxes (Uma espécie de conversor de sinal).

Modelo mais utilizado atualmente
O melhor modelo em uso conhecido nos nossos dias, pelas grandes redes de operadores, é o modelo SHE-VHO-VSO. Este modelo pode dividir-se em três partes: uma, que agrupa os conteúdos de uma grande área ou mesmo a nível nacional e entregaconteúdos nacionais a uma grande área, usando tipicamente uma rede de IP, chamado de Super Headend (SHE);
uma parte que trabalha com o SHE para integrar conteúdos locais ou regionais na biblioteca, garantindo assim conteúdos nacionais e locais no serviço, chamada de Video Hub Office (VHO)
ainda uma terceira chamada de Video Switching Office (VSO), responsável por registar os conteúdos e a...
tracking img