Medidores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IFPE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS RECIFE

Medidas Elétricas I

Alunos:

Professor:

Eletrotécnica –

Data:

RECIFE
PERNAMBUCO – BRASIL
2013
* Medidor de Potência – Wattímetro Eletrodinâmico

O wattímetro nada mais é do que a combinação de um voltímetro e um amperímetro. A corrente medida é multiplicada pela tensão tambémmedida e o resultado é a potência.
Os instrumentos eletrodinâmicos são específicos quando há necessidade de relacionar duas ou mais grandezas elétricas, como ocorre na medição de potências. Estes instrumentos são baseados na ação múltipla de dois campos magnéticos criados por duas bobinas, através das quais circulam correntes elétricas. Por uma das bobinas circula a corrente elétrica principal docircuito (corrente de carga), que é chamada de bobina de corrente. Pela outra bobina, circula a corrente elétrica que varia em função da d.d.p. aplicada na carga, que é chamada de bobina de tensão. Portanto, o instrumento eletrodinâmico é composto por uma bobina de tensão, que fica ligada em paralelo com o circuito e por uma bobina de corrente que fica ligada em série com a carga.
A interação doscampos magnéticos criados pelas bobinas provoca o deslocamento do ponteiro, que esta fixado na bobina móvel, indicando o valor da grandeza a medir. Os instrumentos eletrodinâmicos podem ser construídos com ou sem núcleo de material ferromagnético no interior da bobina móvel, e também possuir bobinas cruzadas.

* Princípio de funcionamento do instrumento eletrodinâmico.

O instrumentoeletrodinâmico possui uma bobina fixa e outra bobina móvel, sendo
uma bobina de corrente e a outra de tensão. Normalmente a bobina fixa é a bobina de corrente, composta de poucas espiras e condutor com seção grande e a bobina móvel, de tensão, composta por muitas espiras e de condutores de seção pequena.

O Wattímetro é um instrumento de medição que utiliza o princípio eletrodinamométrico. A bobinafixa ou de campo, é utilizada em série com a carga. A bobina móvel ou de potencial, é utilizada em paralelo com a carga.

A figura abaixo mostra as ligações para medir a potência consumida por uma carga.

* Princípio de funcionamento do Wattímetro

A corrente que circula pela bobina de campo é a corrente de carga (i). A corrente ip (fasor muito pequeno) é praticamente V/Z. Assim, o conjugadosobre a bobina móvel, depende do produto da densidade de fluxo do campo (produzido pela bobina de corrente) e da corrente da bobina móvel (bobina de potencial). Uma vez que ip + V/Z, o conjugado motor depende do produto V x i; se V e i variarem no tempo (senoidais) o conjugado motor também variará; se as variações de V e i forem muito rápidas (na prática é 60 HZ), a bobina móvel não poderáacompanhar este conjugado variável, tomando uma posição tal que o conjugado resistente da mola restauradora (ou molas) se iguala ao valor médio
do conjugado motor produzido pela ação eletromagnética. Uma vez que o conjugado motor depende de V x i, o conjugado motor médio é proporcional à potência média, ou potência ativa.

Portanto, o Wattímetro terá sua escala graduada em Watts.



Existe em umdos terminais da bobina de potencial e em um dos terminais da bobina de corrente uma marca + ou ↓, Esses dois terminais devem ser conectados ao mesmo ponto do circuito. Se o ponteiro (caso analógico) lê para trás, as ligações devem ser invertidas.

* Medidor de energia elétrica

Medidor de energia elétrica é um dispositivo ou equipamento eletromecânico ou eletrônico capaz de mensurar oconsumo de energia elétrica. A unidade de medida usada é kWh. Pode ser ligado diretamente entre a rede elétrica e a carga ou através de transformadores de acoplamento de tensão e corrente.
As principais partes do medidor são base, bloco de terminais, tampa, elemento sensor de corrente, elemento sensor de tensão, registrador, mostrador, disco (para medidores eletromecanicos). Base: parte onde são...
tracking img