Modelo carnegie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A definição sobre modelo da racionalidade limitada (Modelo Carnegie) foi apresentada por Herbert Simon. Onde o mesmo afirmava que as pessoas tomam decisões a procura dealto satisfação tendo seus níveis de aspiração em um ponto suficiente para se chegar a um conforto imediato, não necessariamente para alcançar um resultado ótimo. Váriosexperimentos já mostraram que essa racionalidade limitada não é a exceção; está muito presente no comportamento e precisa ser levada a sério.”
O encarregado por tomar decisõesnão busca os modelos mais racionais, completos ou perfeitos, ao contrário, aceita soluções que tragam satisfação e, muitas vezes usando critérios minimamente aceitáveis dedesempenho e, ao encontrar uma solução, toma a decisão e a implementa. Ao tomar uma decisão, o tomador de decisão é imprevisível, pois há muitas variáveis contidas noprocesso. Os indivíduos são múltiplos, ambíguos e flexíveis, com várias preferências e critérios que levam em conta na hora de tomar a decisão. Além disso, o mesmo indivíduo emsituações diferentes pode tomar decisões diferentes, pois esta também depende do contexto, do humor, de jogo de influência e poder.
O modelo Carnegie tem sua estrutura eprincípios bem definidos, tais como: os membros do sistema têm direitos e deveres delimitados por regras e regulamentos; existe uma hierarquia definida por meio de regrasexplícitas e as prerrogativas de cada cargo e função são definidas legalmente e regulam o exercício da autoridade e seus limites; o recrutamento é feito por meio de regraspreviamente estabelecidas.
Tido como referencia, o modelo Carnegie auxilia em diversos processos dentro de uma empresa, desde o crescimento da empresa, a evolução do funcionário .
tracking img