Moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDUMENTÁRIA
A indumentária é a roupa adotada pelos indivíduos em uma sociedade num determinado contexto histórico-social, retratando de certa forma o desenvolvimento econômico, cultural e políticoÉ um elemento fundamental na definição da nossa identidade, através podemos perceber as diferenças de camadas sociais, profissões, idade ou sexo.
Perceba que a indumentária precede e não carece damoda, enquanto a tendência e o estilo só aparecem quando surge a moda como fenômeno cultural.
Hoje a indumentária é universalmente usada para diferenciar os sexos. Considerando o cotidiano da vidamoderna, percebemos que há situações que nos remetem a usar indumentárias específicas estabelecidas pelo código social como por exemplo o casamento, um funeral, um baile, uma festa de quinze anos, um bailede Carnaval…
A indumentária, antes de qualquer coisa, é comunicação. Portanto, tudo o que se usa ou veste está repleto de significados, capazes de contribuir para o auto-conhecimento de cadaindivíduo, enquanto único e enquanto pertencente a um grupo, parte de uma sociedade.

MODA passou a fazer parte da indumentária
Moda não é simples vestimenta. Ela é o signo das formas de expressão que semostram também em outros domínios, recebendo também influências da cultura de outros povos.
A roupa vira moda no momento em que os feitios e a maneira de os usar se transformam numa norma estética decertas camadas da sociedade.
Desde a Antiguidade, vestir-se com luxo e variedade era privilégio da elite. Para evitar que um trabalhador comum parecesse um membro da aristocracia, durante muitotempo houve leis que restringiam alguns tecidos e cores a determinadas classes sociais.
Com o declínio da Idade Média na Europa, as cidades começaram a se desenvolver, atraindo pessoas que antes viviamem função dos nobres, no campo. Nos núcleos urbanos, o desenvolvimento do comércio fez surgir uma nova classe social, a burguesia. Eles não eram nobres, mas eram ricos e não tinham nenhuma...
tracking img