Brasil colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRASIL COLONIAL




RESUMO


Com a expedição de Martin Afonso de Souza, expedição esta considerada como o marco inicial do processo efetivo de povoamento e colonização do Brasil. Esta expedição é chamada por alguns historiadores de “missão colonizadora”, pois pretendia introduzir na colônia a monocultura de cana de açúcar, além de garantir a posse da terra, pois a mesma estava sendoameaçada por invasões de outras nações europeias que contestavam a legitimidade do Tratado de Tordesilhas.
Palavras – chave: Navegação; Governo; Conquistas.





1 INTRODUÇÃO


Abordamos aqui a questão do Brasil colônia, de uma maneira mais crítica, fugindo um pouco do que sempre foi divulgado e imposto, pela historiografia tradicional.


Através de consultas à várias fontesescritas, de autores variados, procuramos abordar as questões da "descoberta", a colonização, a administração colonial, o ciclo açucareiro, a resistência dos negros à escravidão, o domínio espanhol, o surgimento da arte no Brasil, o bandeirismo, o ciclo do ouro, as revoltas e movimentos nativistas.





2 AS NAVEGAÇOES


A formação de Portugal está ligada às lutas de reconquista daPenínsula Ibérica, tais lutas ocorreram dentro das características do feudalismo. A dinastia de Avis que foi o auge de D. João no poder representou a vitória de um começo do nacionalismo, subiu ao trono para reinar dois séculos 1385-1580. O Grupo Mercantil, embora não tivesse força para mudar a sociedade portuguesa na época de Avis, conseguiu, temporariamente competir com a nobreza então titulada. Entreos fatores que possibilitaram tal competição, destacam-se: a situação geográfica de Portugal. A guerra contra os mouros obrigava o governo a contrair empréstimo, sendo posteriormente pagos através de arrecadação de impostos. Verificou-se que o país não contava com uma sólida estrutura capitalista mercantil que permitisse enfrentar os novos concorrentes que tinham aparecido: holandeses, franceses eingleses.


Portugal é um país voltado para o mar, o sal e a pesca, já constituem riquezas básicas. Isso também possibilitou as descobertas técnicas: bússola, astrolábio, caravela.


Movidos pelo desejo de acabar com o monopólio italiano, os portugueses começaram com a ocupação de - Ceuta, Cabo da Boa Esperança, e a tentativa de descoberta do caminho para as Índias. A Espanha,incentivada pela expulsão dos Mouros, e com a descoberta de Colombo (América em 1492), aceitava o projeto (da busca do caminho alternativo para as Índias).


O Tratado de Tordesilhas (1494) acabou determinando que o Brasil, ou pelo menos boa parte dele, pertencesse a Portugal.


A "descoberta" oficial ocorreu em 1500. Porém segundo alguns historiadores, na ocasião do Tratado deTordesilhas, já existiam uma razoável certeza quanto à existência de terras a Ocidente. Descoberta ou acidente? Rejeitando-se tais hipóteses, qual seria a intenção da expedição de Cabral? A colonização veio como consequência do descobrimento, não tendo sido esta finalidade.





3 ADMINISTRAÇAO COLONIAL.


Para possibilitar uma melhor administração, Brasil foi dividido em CapitaniasHereditárias. Estas capitanias, criadas por D. João III, enfrentaram vários problemas. Em 1549, foi nomeado o primeiro governador geral do Brasil, criado para coordenação das capitanias. Passaram a existir as capitanias reais.


O Governo Geral pode ser definido como primeiro esboço do poder público no Brasil. O Marquês de Pombal, sabendo da carência de gente para administrar a colônia, se valeu debrasileiros. O centralismo político já tinha ultrapassado a fase de experiências para se tornar um projeto mais amplo. Os primeiros Governadores Gerais foram encarregados de tarefas administrativas e militares por um prazo de 3 anos. Os primeiros marcos da tarefa colonizadora: Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá.


A distinção entre governadores e os vice-reis: O vice-rei,...
tracking img