Desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Memória viva da Educação
Para explicar o passado, o presente e o futuro da escola no Brasil a partir da década de 1930, quatro mulheres que escolheram o magistério como carreira contam seus desafios, realizações e sonhos
Roberta Bencini (novaescola@atleitor.com.br)
Compartilhe

Envie por email  Imprima

"Acredito no poder transformados da educação" Iracema Noemia Farina, idade nãodeclarada ifarina@fainc.com.br Foto: Ricardo Benichio
A história da educação é contada por documentos, datas e relatos. Ao conhecer a memória e os planos de três professoras e de uma estudante de pedagogia, você vai compreender um pouco da trajetória do ensino brasileiro a partir da década de 1930. As opções, os desafios e as realizações de cada uma têm ligação direta com as lutas de poder, as leis, aparticipação do Estado na Educação e a valorização profissional do magistério. 

No tempo da professora Iracema Noemia Farina, de São Paulo, era forte a participação da Igreja no ensino, e estudar era um privilégio de poucos. Se a paulistana Juliana Piauí, 19 anos, filha de uma diarista e de um porteiro, fosse contemporânea da professora, provavelmente não estaria cursando uma faculdade.Experiências diferentes e igualmente interessantes são contadas por Consuelo Carvalho, 60 anos, diretora de escola em Brasília, e Sonia Beatriz Leal Silva Rossi, 42 anos, professora em Salvador. 
Além das fontes oficiais e de depoimentos, as imagens também são uma rica fonte para reconstruir a história de nossa escola. No início do século passado, as professoras eram retratadas ao lado dos estudantes demaneira séria, distante e formal. Já no final da década de 1980, elas apareciam descontraídas e sorridentes. 

Nossa primeira escola foi fundada pelos jesuítas em 1542, na Bahia. O objetivo era propagar a fé e salvar a alma daqueles que não temiam a Deus, como os índios. Menos de 200 anos separam a partida dos jesuítas expulsos do Brasil pelo marquês de Pombal em 1759 do ingresso de Iracema nocurso de magistério. Se nesses dois séculos pouca coisa mudou, a partir dos anos 1960 a revolução tecnológica transformou a escola e o papel do professor.
A Escola Nova luta pelo ensino público 

"Quando iniciei o curso de magistério era raro ver uma moça se formar em direito ou seguir outra carreira que não a de professora. Mas não foi por isso que optei pela sala de aula. Fiz uma escolhaconsciente e jamais me arrependi dela. Ser professora era um ideal. Acho que me inspirei nos mestres maravilhosos que tive durante a minha formação. Até hoje guardo muitos deles na lembrança, como Maria José Duarte, uma mulher inesquecível que lecionava sociologia. Depois que ela faleceu, eu ocupei sua cadeira no curso de pedagogia. Surpreendo-me, muitas vezes, repetindo seus gestos e trejeitos em salade aula. Esse é um exemplo da importância do professor na vida de seus alunos. Nosso trabalho deixa marcas para sempre! 

No magistério, descobri minha vocação religiosa e comecei a dar aulas para crianças e jovens. Impressionada com a forma como Dom Bosco [1815-1888], um padre e professor italiano, lecionava, resolvi fazer pedagogia. Não parei mais de estudar: fiz sociologia e teologia e fuitrabalhar em faculdades no interior do estado. 

Sempre fui dinâmica em sala de aula. No começo, eu só utilizava o gogó e os livros para ensinar. Depois, descobri o slide e hoje não consigo lecionar sem passar um filme. 

Sou professora há 66 anos. Dou aulas de sociologia, antropologia e história da arte e sou vice-diretora das Faculdades Integradas Coração de Jesus, em Santo André. O que euquero do futuro? Transformar o mundo, ora bolas! Acredito no que façoe não foi à toa que cheguei até aqui."
Esta reportagem é uma homenagem de NOVA ESCOLA aos professores brasileiros e um exercício de reflexão. Que escola está sendo construída para as próximas gerações?
 
A vida da professora Iracema Noemia Farina se confunde com os caminhos da educação nas últimas seis décadas. Ela tinha apenas...
tracking img