. Mobilidade de transportes e novas tecnologias: investindo em qualidade de vida nas cidades.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAMPHILE, Ronald C. Mobilidade de transportes e novas tecnologias: investindo em qualidade de vida nas cidades. In: LIMA, E. F. W., MALEQUE, MR (orgs.). Espaço e cidade: conceito e leituras. Rio deJaneiro. Editora 7 letras, 2007. pg 87-102.

Ronald Colman Phampile é arquiteto, urbanista pela FAU/UFRJ, mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ, especializado em transporte articuladocom desenvolvimento urbano e financiamento integrado, membro da Comissão de transportes do IAB/RJ e professor de Transporte e Urbanização do Curso de pós-graduação em Projetos Urbanos do InstitutoMetodista Bennett.


A circulação de pessoas por transportes coletivos nas cidades brasileiras é feita, principalmente, por ônibus, sendo que cidades de maior densidade demográfica, como Rio deJaneiro e São Paulo, também utilizam sistema de transporte sobre trilhos (trem e metrô), mas sem integração entre os meios de transportes, gerando a redução da mobilidade urbana, o aumento decongestionamento, a utilização inadequada das vias pela predominância do automóvel particular, aumento do estresse da população e poluição ambiental, influenciando na qualidade de vida.

O modelo rodoviário queprevalece no Brasil desencadeou a necessidade da adoção de novas tecnologias para a diversificação nas opções de transportes, atraindo novos usuários e contribuindo com a diminuição das problemáticasda circulação viária, gerando racionalização do número de viagens com automóveis individuais e aumento do uso de transportes coletivos, beneficiando o gerenciamento da mobilidade.

O estudo sobre ademanda por viagens (mobilidade) vem sendo analisados em vários países como Estados Unidos (EUA) e países membros da Comunidade Européia abrangendo de formas diferentes sobre os mesmos programas deestratégias que incentivam ou promovem mudanças de comportamento dos usuários de sistemas de transportes, enfatizando preocupação com o individuo.

As estratégias que visam maior integridade de...
tracking img