Relatorio laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Identificar soluções homogenias e heterogêneas
H2O / NaCl
H2O / C12H22O1
H2O / C8H10N4O2
H2O/ C3H6O
Separação de soluções
Areia
Limalhas de ferro
Cloreto de sódio
Isopor
Aparelhos para separação dos compostos
Ímã
Espatula
Filtro de papel
Destilador






RELATORIO

Sistema Homogêneo
H2O / NaCl
Esta primeira mistura mostrou sendo como homogenia, poisdepois de misturada como água ela fica quase imperceptível com boa transparência, sem cheiro a mistura pode ser desfeita com facilidade com o processo de destilação simples:
A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal fica embaixo do frasco. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vapor condensa-se. A águaliquida, isenta de sal, é recolhida no recipiente da direita e, ao final, restará sal sólido no frasco da esquerda.
O líquido purificado que é recolhido no processo de destilação, recebe o nome de destilado.

H2O / C12H22O1
A segunda mistura tambem se mostrou como homogenia pois como na primeira ela se descipou na agua formando apenas uma fase sem cor sem cheiro ela tambem pode ser facilmenteseparada no processo de destilação simples.
H2O / C8H10N4O2
Nesta mistura aconteceu algo diferente pois o cafe não descipou completamente com a agua formando um composto pouco soluvel e indutivel pois o café diferente do outros não se descipou totalmente na agua mas perdeu sua coloração mesmo não parecendo ela tambem é homogenia pois apresta apenas uma fase.
Para separar essa mistura podemosusar um coador ou para uma completa separação podemos fazer o processo de destilação simples.
H2O/ C3H6O
O leite com agua tambem se mostrou uma mistura homogenia e sua separação ocorreu por meio de decantação.
Composição do leite
Segundo Pautilha Guimarães (2008http://cienciadoleite.com.br/?action=1&type=5&a=93) “Água: É o componente que existe no leite em maior quantidade, onde se encontramdissolvidos, suspensos ou emulsionados os demais componentes. A água comum é igual a água do leite em todos os sentidos. Isto é, praticamente provado quando se dissolve leite em pó na água e se obtém o leite líquido com algumas modificações pequenas nos sólidos.

Gordura: É o componente que dá ao leite cor amarelada. A gordura é um dos componentes mais ricos do leite. A matéria gorda do leiteforma uma emulsão relativamente estável, constituída por glóbulos de pequenos diâmetros, bem distribuídos, que 1 milímetro cúbico de leite contém 1 a 5 milhões de glóbulos. Os glóbulos são cobertos por uma membrana protetora. A batedura do creme resultante do desnate do leite, rompe a membrana protetora e permite a união dos glóbulos para formar a manteiga. A gordura pode ser retirada do leite porprocesso natural, retirando-se a nata que sobe à superfície quando o leite fica em repouso, isto porque é mais leve que os outros componentes do leite, ou pelo processo do desnate, através de máquina denominada desnatadeira. É o que se chama de desnate do leite. A gordura se separa em forma de creme. Emprego industrial da gordura: fabricação de manteiga; fabricação de creme de mesa; fabricação dequeijo; fabricação de creme chantily; fabricação de sorvetes, etc...

Proteínas: As proteínas dão ao leite a cor esbranquiçada opaca. É fácil de se conhecer as proteínas do leite, pois são elas as principais formadoras de massa branca quando o leite coagula, e é manipulado para fabricar queijos. As proteínas do leite são formadas de Caseína (maior parte) e Albumina e globulina. A caseína éformada por uma solução coloidal constituindo-se na maior parte de matéria azotada do leite. É um dos componentes mais úteis do leite. Obtém-se a caseína propriamente dita: pela precipitação natural do leite, fermentação lática e pela coagulação com auxílio de coalhos (enzima) e ácidos, fermento lático, etc. A importância industrial da caseína está na: fabricação de queijos, caseína propriamente dita...
tracking img