Moagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de moagem tem por objetivo a diminuição do tamanho das partículas de um material solido, visando o aumento da superfície especifica e melhorando a velocidade de reação de determinado material (exemplo durante a queima), misturar uniformemente vários materiais (durante o processo de preparação de uma pasta) e permitir a obtenção de um pó com as características ideais de utilização.Sabe-se que o tamanho das partículas exerce uma influencia determinante nas propriedades e comportamento dos materiais ao longo processo de fabricação, como por exemplo: no comportamento reológico, na conformação, na queima e nas características finais do produto.
De um modo geral, o rendimento da moagem e influenciado pelas características do próprio material, nomeadamente:

• dimensão e formainicial das partículas,
• dureza do material (resistência a compressão, ao choque e a abrasão),
• estrutura homogênea ou heterogênea,
• umidade ou higroscopicidade,
• sensibilidade a variação da temperatura,
• tendência a aglomeração.
O moinho de bola, e um equipamento de moagem bastante utilizado na indústria e sua utilização pode ser a seco ou úmido por processo continuo ou intermitente.Estes moinhos são constituídos por um cilindro oco, de metal, com um eixo na posição horizontal sobre o qual e imprimido um movimento de rotação.

.

No seu interior, revestido com um material duro ou com borracha, rolam os corpos moedores em conjunto com o material a serem moídos.


Moinhos Tubulares

Revestimentos de Moinhos
O processo de moagem em um moinho de bolas requer que acarga moedora seja erguida ate certa altura e em seguida lançada de forma a obter um efeito cataratico promovendo o efeito desejado de cominuicao.
Desta forma, necessariamente o casco do moinho tem que ser protegido contra o impacto dos corpos moedores.




Revestimentos de Moinhos
Alem de proteger o casco do moinho são projetados para assegurar o movimento da cargamoedora de acordo com o compartimento no qual esta instalado.
No primeiro compartimento devem auxiliar a realização de um forte impacto dos corpos moedores contra os materiais alimentados.
No segundo compartimento devem auxiliar a produzir fricção suficiente para reduzir progressivamente a granulométrica do material.

REVESTIMENTO LEVANTADORREVESTIMENTO CLASSIFICADOR


REVESTIMENTO CORRUGADOS

Revestimentos levantadores
No primeiro compartimento, geralmente e utilizado um revestimento levantador para erguer a carga moedora em altura suficiente que lhe permita obter efeito de lançamento eforte energia de impactação ou britagem para a moagem.
As placas devem, portanto ser projetadas com determinado perfil que assegure o erguimento correto da carga moedora.

Revestimento levantador

Quando alcançam determinada altura durante seu curso de rotação as bolas são projetadas da carga e lançadas para baixo em movimento denominado “cataratico”.
Obtem-sedeste modo impacto suficientemente forte para quebrar as maiores partículas do material fresco.


Revestimento levantador (esquerda) e Efeito “catarata (direita)

Revestimentos classificadores
Este revestimento assegura um tipo de auto-segregacao a carga moedora, mantendo as bolas maiores na entrada da câmara e as bolas menores na saída dacâmara, enquanto suas dimensões diminuem gradativamente da entrada para a saída.

Revestimento classificador e efeito
classificatorio dos corpos moedores

O principio básico de um revestimento classificador e que o formato da placa promove a segregação das bolas grandes para o lado da entrada da câmara e das bolas pequenas para o lado da saída resultando em uma...
tracking img