Moagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA I QM7540

MAITÊ SANTOS ALBERTO 11.108.274-9
NATÁLIA SÃO MARTINHO CABRAL 11.108.397-8
ALESSANDRA STELZER 11.108.437-2
ISABELLA SANTOS GARCIA 11.108.665-8

MOAGEM E ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE UMA AMOSTRA DE AREIA

SBC
15/03/2011

Sumário
Sumário 2
1 OBJETIVO 3
2 introdução TEÓRICA 3
2.1 Caracterização departículas sólidas 5
2.2 Métodos de medida de dimensões de partículas 5
2.3 Medições do tamanho das partículas pela análise em peneiras 6
2.4 Fundamentação matemática 7
3 material 9
4 Metodologia 9
5 dados coletados 10
6 Resultados e discussões 11
7 Conclusão 16
8 bibliografia 17

OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo determinar a potência consumida na operação demoagem de uma amostra de areia e a partir de sua fragmentação especificar a distribuição granulométrica diferencial e cumulativa, construindo seus gráficos e realizando comparação com a amostra antes de ser fragmentada, ou seja, calcular os diâmetros médios e a área específica em relação à massa.
introdução TEÓRICA

Para o estudo de muitas operações unitárias, como, a fragmentação, openeiramento, a fluidização, a mistura, o armazenamento, as separações mecânicas, o escoamento de fluidos através de leitos granulares e a adsorção é fundamental o conhecimento das propriedades dos sólidos particulados.
Para a Engenharia, as partículas pequenas são as mais importantes. É necessário conhecer as características dos sólidos em forma de partículas para desenhar os processos e os equipamentosem que intervêm tais sólidos.
A moagem é uma operação unitária de redução de tamanho, em que o tamanho médio dos sólidos é reduzido pela aplicação de forças de impacto, compressão e abrasão.
         As vantagens da redução de tamanho no processamento são:
* Aumento da relação superfície /volume, aumentando, com isso, a eficiência de operações posteriores, como extração, aquecimento,resfriamento, desidratação, etc;
* Uniformidade do tamanho das partículas do produto, auxiliando na homogeneização de produtos em pó ou na solubilização dos mesmos (exemplo: sopas desidratadas, preparados para bolos, achocolatados, etc.).
        A moagem é uma operação unitária frequentemente utilizada com grãos, para reduzí-los a farinha ou pó.
         
A trituração ou moagem pode serconsiderada muito ineficaz do ponto de vista energético. Somente uma pequena parte da energia é empregada realmente para a ruptura  ou fragmentação do sólido. A maior parte se dirige para a deformação desse sólido e a criação de novas linhas de sensibilidade que pode produzir a ruptura sucessiva dos fragmentos. O resto da energia se dissipa em forma de calor. Conforme a finalidade, são usadosdiferentes tipos de moinhos, dentre eles destacam-se:
* Moinhos de disco: geralmente usado para moagem de granulação fina, são pequenos e de difícil regulagem. São os mais comuns no Brasil;
* Moinho de rolos: mais utilizado na moagem de cereais em uso caseiro, fornece um produto de textura mais uniforme. É mais utilizado nos Estados Unidos;
* Moinho de facas e de martelos: produzem ummaterial mais fino que o moinho de rolos e é utilizado para moagem de cereais destinado à extração de pó solúvel;
* Moinhos de bolas: Uma capa cilíndrica, que gira em um eixo horizontal, é carregada com bolas de aço ou porcelana. A redução de tamanho é feita pela ação do impacto e da fricção das bolar ao girar o moinho.
Este processo é importante para a fabricação de:
* Café solúvel
*Cereais Matinais - Flocos de milho
* Espinafre desidratado em pó
* Mostarda
* Purê de Batata em Flocos
* Moagem I
* Moagem II
* Sopa instantânea de ervilha
Nem sempre a moagem é utilizada com objetivo de reduzir o tamanho das partículas. Por exemplo, para a fabricação de aguardente, a moagem tem como finalidade extrair o caldo da cana.
A análise granulométrica da amostra...
tracking img