Mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mito

Taguatinga – Brasília 18 de Maio de 2012


Índice
Origem
Formas
Diferença entre mitos e razão
Conclusão
BibliografiaOrigem
O mito é uma história narrativa com o caráter explicativo ou simbólico relacionado com uma cultura ou religião. O mito tenta explicar os fenômenos naturais e as origens do Mundo e do Homempor meio dos deuses, semideuses e heróis (todos são criaturas sobrenaturais). Pode se dizer que o mito foi à primeira tentativa para explicar a realidade.
O pensamento mítico teve inicio da Gréciaséc. XXI ao VI a.C. Nasceu da vontade de explicar o mundo e afastar os medos, o mito não obedece nem a lógica nem a verdade cientifica, é uma verdade que não precisa provas para ser aceita.O mito é umahistoria distorcida da realidade é uma forma do homem acreditar no mundo.Normalmente associasse-se mito a mentira, ilusão e lenda.
O mito é o nada que é tudo.O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo.
— Fernando PessoaFormas

* Cosmogonias.
É o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre a origem do universo de acordo com as religiões, mitologias e ciência através da historia.
Exemplo:A origem da vida
Além da origem do universo físico, a cosmogonia ocupa-se também da origem da vida. Depois que a teoria de geração espontânea, que postulavaque a formação de organismos podia ocorrer facilmente a partir da matéria inanimada, foi derrubada por Louis Pasteur, a ciência passou a questionar quais as condições excepcionais em que a vida poderiater surgido, na Terra, como propõe a maioria dos pesquisadores atuais, ou fora dela, como defendem os adeptos da panspermia.
* Folclore
É a ciência das tradições e usos populares,...
tracking img