Leis do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leis Autor: Al Ries 1. Liderança: é melhor ser o primeiro do que ser o melhor. Nós sempre lembramos do primeiro que fez alguma coisa. - “Se uma marca for líder em qualquer categoria, sempre será líder na mente do consumidor”. 2. Categoria: quando não se é o primeiro, cria-se uma categoria (assim você se torna o primeiro). Como o seu produto é diferente dos outros?

“Criar uma nova categoria émelhor que tentar convencer o público que seu produto é melhor que a marca líder”. “Só o que é novo consegue chamar atenção”. Hoje em dia é muito fácil criar uma nova categoria. Sabe por quê?

Porque a maior parte das empresas não quer fazer isso, e está procurando formas de lançar produtos melhores. A pergunta chave quando se tem um novo produto é em primeiro lugar, “o quê”. Procure inventar umacategoria. O marketing de hoje é mais uma batalha entre categorias que uma batalha entre marcas. 3. Na mente das pessoas: é melhor ser o 1ºna mente que o primeiro no mercado. As coisas começam a ficar um pouco mais difíceis, não basta simplesmente lançar o primeiro produto de uma categoria, não basta criar uma nova categoria na qual é possível ser o primeiro.

Tudo isso deve ser usado paraentrar primeiro na mente das pessoas por meio de uma maciça campanha publicitária. Ex: O primeiro computador pessoal foi o mits altair 8.800, mas quem entrou 1º na mente das pessoas foi o Apple, que é um nome simpático, simples e fácil de lembrar. “Se quiser impressionar, não se aproxime devagar, ataque”! Se você tem recursos e se movimentar suficientemente rápido, poderá dominar o mercado entrandona mente dos consumidores em 1º lugar. Isso é muito importante para ter sucesso. Isso é essencial no mundo de hoje. 4. Percepção: Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção travada na mente do cliente ou possível cliente. Vamos citar um exemplo. Nos Estados Unidos os carros japoneses que vendem mais são: Honda, Toyota e Nissan. No Japão o automóvel que vende mais é: 1º)Toyota e o Honda é o 3º nas vendas. O Toyota vende 4 vezes mais que o Honda. Por quê? Porque na percepção dos americanos a marca Honda está associada a carros, já no Japão a percepção da marca Honda está associada a motocicletas. Quando um americano fala: comprei um Honda, o outro pergunta se é de 2 ou 4 portas. Já no Japão, o japonês pergunta de quantas cilindradas. Daí a luta no marketing não serde produtos e sim de percepção. Então por que os japoneses iriam comprar mais carros de uma empresa que faz motocicletas, daí a Toyota vender tanto. “A percepção é a realidade. Todo o resto é uma ilusão”. A percepção é fundamental dentro do universo do marketing. É preciso saber encaixar seu produto naquilo que já está na mente das pessoas para que você obtenha sucesso.

5. Enfoque (FOCO): Emmarketing o conceito mais poderoso, é ser dono de uma expressão, de uma palavra simples na mente do possível cliente. A Federal Express é dona de “entrega em 24 horas”, a BMW é dona da palavra “dirigibilidade”, a Volvo “segurança”, a pasta dental Crest “combate a cárie”. Quando se encontra a palavra ou expressão certa ela pode durar para sempre. Essa é a lei do Foco. “Diminua seu campo de ação, vocênão representará nada se quiser representar tudo”. O conceito mais poderoso de marketing é ser dono de uma palavra na mente das pessoas. Curiosamente, se você conseguir ser dono de uma palavra na mente das pessoas o possível cliente lhe dará várias outras 6. Dualidade: Nem todo mundo pode ser líder, mas eis a boa notícia, a lei da dualidade A longo prazo todos os mercados se transformarão numpáreo para dois cavalos, em cada categoria há espaço para duas marcas. Exemplos em algumas categorias : Coca e Pepsi, Nike e Reebok, Boeing e Airbus, Everedy e Duracell, Michelin e Goodyear, Crest e Colgate. O Terceiro lugar é a posição mais difícil num mercado maduro. Essa é a lei da Dualidade.

7. Opostos: Se sua meta é ser a marca no 2, sua estratégia será determinada pela marca líder. Você...
tracking img