Mitos na libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitos sobre LIBRAS

Apresento os 6 mitos sobre LIBRAS e as línguas de sinais, segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 31-37). Quero abrir seus olhos e conhecer as verdades sobre isso.
1- MITO: "Alíngua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos."
VERDADE: Não é só entender sinais como gestos, os sinais são palavras, apenas não sãosonoras. A produção de língua de sinais acontece igual a produção da língua falada. Os sinais das línguas de sinais podem expressar idéias abstratas, emoções, pensamentos e opiniões.
.
2- MITO:"Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas."
VERDADE: É mentira, pois as várias línguas de sinais são diferentes umas das outras, por exemplo, nos EUA é ASl; naInglaterra é BSL; no Portugal é LGP; e aqui no Brasil é LIBRAS. É igual às línguas faladas, por exemplo, inglês - japonês - francês. Se pensa que dá todas as pessoas surdas comunicar em uma línguauniversal, por que os ouvintes não pensam que podem ter uma língua universal se falam com boca e voz?
.
3- MITO: "Haveria uma falha na organização gramatical da língua de sinais que seria derivada daslínguas de sinais, sendo um pidgin sem estrutura própria, subordinado e inferior às línguas orais."
VERDADE: Primeiro lugar, as línguas de sinais são LÍNGUAS. Segundo lugar, as línguas de sinaisindependem das línguas faladas. Um exemplo bem claro: A língua de sinais portuguesa é de origem inglesa e a língua de sinais brasileira é de origem francesa, é mesmo a língua falada de português nos paísesPortugal e Brasil. Como nas línguas faladas, existem alguns empréstimos lingüísticos. As línguas de sinais apresentam o mesmo estatuo lingüístico identificado nas línguas faladas.
.
4- MITO: "A línguade sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e lingüisticamente inferior ao sistema de comunicação oral."
VERDADE: As línguas de...
tracking img