Costa rica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Costa Rica
A relativa prosperidade econômica e a estabilidade política, assim como o forte enraizamento da tradição cultural hispânica, caracterizam a pequena república centro-americana da Costa Rica.
Situada na porção meridional do istmo da América Central, a Costa Rica limita-se com o mar do Caribe a leste, com o oceano Pacífico ao sul e a oeste, com a Nicarágua ao norte e com o Panamá asudeste. A superfície do país é de 51.100km2.
Geografia física
Geologia e relevo. O relevo da Costa Rica é montanhoso. A cordilheira vulcânica procedente da Nicarágua percorre o país longitudinalmente, primeiro com o nome de Guanacaste e logo como serra Central. Seu último maciço é o de Turrialba, onde se localiza o vulcão de mesmo nome, na província de Cartago. Outra importante cadeia de montanhasé a de Talamanca, originária do Panamá, que se estende em direção à cordilheira vulcânica penetrando nas províncias de Cartago e San José. Entre as duas cadeias montanhosas se localiza o planalto Central, a área mais fértil e habitada do país.
As costas são em geral baixas, com contornos uniformes no Atlântico e mais irregulares no Pacífico, onde se localizam as penínsulas de Nicoya e Osa. Asmaiores planícies são as do vale do Tempisque, na província de Guanacaste, e as que se estendem entre a cordilheira e o Atlântico até chegar ao rio San Juan e lago Nicarágua. O ponto culminante do país é o pico Chirripó Grande, com 3.820m de altura, na cordilheira de Talamanca.
Clima. As baixadas do litoral, até mil metros sobre o nível do mar, são quentes e úmidas (25 a 27 C). De mil a dois milmetros de altitude, as temperaturas são amenas, como, por exemplo, no planalto Central (15 a 25 C). Acima de dois mil metros, o clima é frio (5 a 15 C). O período de chuvas se estende de maio a novembro, com precipitações mais abundantes nas faixas litorâneas, principalmente no Atlântico, e mais escassas nas grandes altitudes.
Hidrografia. Poucos rios são navegáveis, mas têm potencial hidráulicoelevado. Na vertente do Atlântico destacam-se o San Juan; o Frio, principal tributário do lago Nicarágua; o caudaloso Tortuguero; o Reventazón, que contribui para fertilizar o planalto Central; e o Sixaola, no limite com o Panamá. Dos rios que correm para o Pacífico merecem referência o Tempisque, importante via de comunicação de Guanacaste; o Grande de Tárcoles e o Grande de Térraba (ou Diquis), emcuja bacia se encontra o maior potencial hidrelétrico da Costa Rica.
Flora e fauna. Quase metade do território da Costa Rica é recoberta de florestas, nas quais se encontram espécies de valor econômico, como o cedro e o mogno. Nas áreas litorâneas, de nordeste a sul, onde as chuvas são mais abundantes, predomina a floresta tropical; no declive montanhoso do Atlântico, a vegetação temcaracterísticas de floresta tropical úmida; no planalto Central, a vegetação típica é a floresta tropical seca, com menos árvores e solo coberto por gramíneas e herbáceas. O cerrado é característico de Potrero Grande e parte de Guanacaste, enquanto a floresta mista predomina nas regiões mais elevadas.
A fauna é a da zona zoogeográfica neotropical, que abrange a América do Sul, América Central, Antilhas emetade do México. Há mais de 800 espécies de aves e grande variedade de mamíferos, como macacos, tamanduás, veados, linces, coiotes, preguiças, doninhas, lontras e raposas.
População
A população do planalto Central, onde se concentra a maior parte dos habitantes, é na maioria de origem européia, sobretudo espanhola. Os descendentes de negros e índios foram absorvidos pela população espanhola. Acosta noroeste do Pacífico abriga uma mistura étnica mais pronunciada de espanhóis, índios e negros, o que originou um tipo físico de pele mais escura. Na costa do Caribe, onde vivem cerca de seis por cento da população, se agrupam os negros descendentes de escravos africanos. Muitos deles vieram da Jamaica, no século XIX, para trabalhar na construção de estradas de ferro, e falam uma variante do...
tracking img