Erewumo geologia 1

487 palavras 2 páginas
Resumo da Unidade 1
O homem inicialmente considerava que esse planeta havia sido projetado para si e que por isso não era necessária a sua preservação. Acreditava que a Terra foi um presente para ser usado, consumido e explorado. Para projetarmos soluções eficazes para os problemas ambientais devemos ter em mente de onde veio o ambiente a ser preservado.
A Terra gira em torno do Sol, no Sistema Solar que fica localizado na Via-Láctea.
A Terra sofre influências externas, do sol e da lua, por exemplo, bem como das forças endógenas do planeta.
A Terra é um planeta vivo e se comporta como tal (Teoria Gaia).
A Terra é um elipsoide de revolução achatado nos polos. O seu diâmetro equatorial é um pouco maior (44 km) que seu diâmetro polar.
Devido ao deslocamento das placas tectônicas e ao movimento de rotação a Terra assumiu esse formato em função da força centrípeta na direção ao eixo equatorial causada por este movimento que foi a causa, no tempo geológico, do achatamento dos polos.
A estrutura da Terra é formada pela crosta terrestre, manto, núcleo externo e interno. A crosta terrestre funciona como uma fina casca da terra de consistência sólida com uma espessura média de 40 km formada basicamente por silício, alumínio e magnésio; o manto é a parte intermediária de consistência intermediária entre sólido e líquido próximo à da massa de modela; o núcleo externo é de consistência líquida de o interno de consistência sólida.
O planeta é formado, basicamente por rochas e minerais, sendo que, os minerais formam as rochas. Tais rochas podem ser ígneas ou sedimentares.
Apesar de existir maior quantidade de rochas ígneas no planeta, a maioria da superfície é recoberta por rochas sedimentares.
O estudo da atmosfera é importante para o engenheiro ambiental uma vez que esta é grandemente responsável pelos processos erosivos, o ciclo hidrológico e o balanço energético do planeta.
O movimento de rotação da Terra, aliada ao fato de o interior do planeta ser

Relacionados