Administracao orcamentaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://unipe.br/blog/administracao/wp-content/uploads/2008/11/o-marketing-verde-como-uma-vantagem-competitiva-na-empresa-m-c-briquetes.pdf monografia pronta.

IMPORTÂNCIA DE CONTROLES ORÇAMENTÁRIOS NAS MICRO-EMPRESAS
O controle orçamentário é o sistema de usar números estabelecidos em um orçamento para controlar as atividades da administração, comparando o desempenho real com o planejado(MEGGINSON et al, 1998, p.500). 

O planejamento e controle de resultados pode ser definido, em termos amplos, como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração. Especificamente, envolvem a preparação e utilização de (1) objetivos globais e de longo prazo da empresa; (2) um plano de resultados em longo prazo,desenvolvido em termos gerais; (3) um plano de resultados em curto prazo detalhado de acordo com diferentes níveis relevantes de responsabilidade (divisões, produtos, projetos, etc); e (4) um sistema de relatórios periódicos de desempenho, mais uma vez para os vários níveis de responsabilidade (WELSCH, 1983 p.21). 

O planejamento e controle orçamentário afastam o micro-empresário da gestão do acaso, emque os problemas são resolvidos quando aparecem, pois permite a antecipação dos mesmos através de decisões pró-ativas. A prosperidade concretiza-se através do aumento dos resultados que está diretamente ligado ao crescimento do faturamento e/ou redução de gastos. 
Uma das principais funções dos orçamentos consiste na coordenação dos esforços que serão desenvolvidos pelas diversas áreas e gestoresda empresa para o alcance de seus objetivos e da empresa em sua totalidade (CATELLI, 2001 p.250). 

O micro empresário, ao implementar o controle orçamentário em sua empresa, necessita do envolvimento de todos os membros da organização. As metas e os objetivos precisam ser entendidos por todos. É preciso que os indivíduos compreendam que ao executarem suas funções com eficiência estarãocontribuindo no cumprimento das metas e objetivos da organização. 

Atkinson et al.(2000, p.498) acrescenta que o processo orçamentário destaca a necessidade de interações, que envolvem distribuição de recursos, metas organizacionais, desempenho e motivação humana. 
Enfim os controles orçamentários podem ser uma ferramenta que possibilita uma gestão mais eficiente, através do planejamento e controle deresultados, pois permite ao micro-empresário uma percepção mais apurada de todos os departamentos da empresa. Isso possibilita ao mesmo identificar falhas organizacionais com maior rapidez. Além de auxiliar na tomada de decisões mais flexíveis e focadas nos objetivos pré-estabelecidos. 

O planejamento é importante, mas é o controle de resultados que vai possibilitar uma avaliação realista dosobjetivos planejados, fazendo com que o micro-empresário acompanhe todas as variáveis relevantes à vida da empresa com maior flexibilidade e eficáci

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/importancia-de-controles-orcamentarios-nas-micro-empresas/24050/

Orçamento

O orçamento é um plano detalhado da aquisição e do uso dos recursos

financeiros ou de outra natureza, durante umperíodo especificado. Ele representa um plano

para o futuro, expresso em termos quantitativos.

O orçamento geral é um resumo dos planos da empresa, e estabelece metas

específicas das atividades de venda, produção, distribuição, financeira, entre outros e, que

geralmente, é representado por um orçamento de caixa, uma demonstração de resultado

orçada e um balanço patrimonial orçado.Nesse momento, a participação de um profissional com experiência e uma boa

visão da área de custos se faz necessária. A presença deste profissional seja um

economista, contador ou administrador na equipe de planejamento, elaborando o

orçamento do plano delineado pela empresa, deve estar focada na previsão. A visão, neste

caso, não é a do controlador de custos, mais preocupado com...
tracking img