Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa Mitologia Grega



Hiperião ou Hipérion:

Hipérion(do grego hyper, "acima" e iôn, "que vai", ou seja, "o que vai por cima") é um dos titãs, filho de Urano (o Céu) e Gaia (a Terra),associado com a luz. Hipérion é um deus solar primitivo, que ao se unir com a titânide Téia gerou Selene (a Lua), Hélios (o Sol) e Eos (a Aurora). Seu nome quer dizer: "o que está no alto". É também oTitã da visão.

No mito hesiódico (Teogonia), Hipérion tinha como esposa Teia ("Visão", "Profecia"), senhora do éter, o azul brilhante do céu, que com ele foi mãe das principais luzes do céu: Eos, amanhã; Hélios, o sol; e Selene, a lua. No mito homérico, Teia é chamada Eurifaessa ("Brilho Amplo")
Hipérion foi um dos quatro irmãos que conspiraram com Cronos para castrar seu pai Urano. Quando estedesceu para se deitar com a Terra, Hipérion, Crios, Coios e Jápeto, um em cada cando do mundo, seguraram o pai enquanto Cronos o castrava com uma foice. Os quatro titãs personificam os pilares quenas cosmogonias do Oriente Médio separam o céu da terra e, como pai do Sol, da Lua e da Manhã, Hipérion é sem dúvida o pilar do leste. Seus irmãos Coios, Crios e Jápeto representam, respectivamente, onorte, o sul e o oeste.

[pic]
Uma das filhas de Hipérion, Selene.







Aquiles:

Quem foi e história do mito
Aquiles é um dos mais famosos heróis gregos. Filho deTétis (deusa grega do mar) e Peleu (rei dos mirmidões), foi um herói da Grécia, um dos participantes da Guerra de Troia e o personagem principal e maior guerreiro da Ilíada, de Homero. Participoujunto com outros heróis e príncipes da Grécia de várias batalhas. Tornou-se famoso por sua bravura e força.

Conta a mitologia grega que a mãe mergulhou Aquiles, recém-nascido, nas águas do Estige (rioque dava sete voltas no inferno). Este fato tornou o filho invulnerável, salvo pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe o segurava por esta parte do corpo.

Para vingar a morte de Pátroclo,...
tracking img