Mitologia/mitologia grega

O que é mitologia?

Mitologia é o estudos dos mitos, deuses e lendas. Os mitos são histórias de caráter popular que eram utilizados com o objetivo de explicar os fenômenos da natureza ou praacontecimentos históricos.
Exemplos de Mitologia : Geralmente a mitologia está relacionada a sua sociedade fundadora.E no caso, nós temos : Mitologia Grega, Nórdica, Romana e entre outras.

Mitologia naatualidade : A mitologia está fortemente presente na atualidade, ela influencia não só na arte, como também possui jogos e filmes com base na nela, por exemplo : Age of Mythology, DoTa que são jogosde rpg, e como filme : Thor.

Religião e arte : É importante ressaltar que no começo da mitologia grega, a religão tinha grande destaque, mas com o passar dos ano - não só necessariamente namitologia grega, e sim no geral – a mitologia começou a se esvaziar do caráter religioso e começa a preencher um caráter artístico. Um exemplo é do Sandro botticceli que pintou no século 15 a Afrodite, comuma um padrão estético de beleza e não com olhar religioso.
A luta pelo poder

É interessante começar dizendo que os gregos não acreditavam que os deuses criaram o universo, mas ao contrário que ouniverso criou os deuses. Antes de mais nada havia o céu e a terra e que esses foram os criadores dos titãs, sendo o cronos o principal deles. Mas havia o “Destino”, nesse caso, uma entidade quedizia que cronos iria ser destronado por um de seus filhos, e por isso toda vez que sua mulher, réia, tinha um filho ele devorava.
Até que seu último filho, ela resolver esconder do Cronos.E entãoaconteceu mesmo o que o destino falava, cronos foi destronado por esse filho, zeus. Que tirou todos os seus irmãos que haviam sido devorados. E então a ‘corte’ de Zeus passou a ser formada por seus irmãos,filhos e esposa.

Zeus : Deus dos Deuses, dos céus.
Poseidon : Deus dos mares
Hera: Protetora dos casamentos
Hades : Deus do submundo
Palas : Deusa da sabedoria
Apolo : Deus da música e da...