Mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Capa
E.E. Eurico Figueiredo


O que é mito?


São Paulo - 2012

2 - Folha de rosto
E.E Eurico Figueiredo

O que é mito?


Nome: Natália Santos Manoel
nº 36;1ºA
Disciplina: Filosofia
Profº Evaldo
São Paulo - 2012

3 - Introdução


Os mitos são histórias baseadas em tradições e lendas para explicar o universo, fênomenos naturais equalquer outra coisa a que explicações simples não são suficientes. A maioria dos mitos envolvem uma certa "força sobrenatural" mas alguns são apenas lendas passadas de geração em geração.
Muitas vezeso termo é frequentamente associado à religiões fundadas por sociedades antigas.
Pessoas religiosas tomam como ofensa caracterizar sua fé como um conjunto de mitos, por isso podemos afirmar que areligião em si é uma mentira. Ainda assim, há pessoas que concordam que cada religião tem um grupo de mitos que se desenvolveram às escrituras.



4 - Conteúdo
Um mito é uma narrativa tradicionalcom caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens doMundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
A explicação mítica écontrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente arealidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de sepôr em ação o mito na vida do Homem (ex: cerimônias, danças, orações, sacrifícios...).
O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem...
tracking img