Minix sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







Minix
Sistemas Operacionais



























ÍNDICE

1. Introdução
2. História
3. Versões Lançadas
3.1 MINIX 1
3.2 MINIX 2

3.3 MINIX 3



































1. Introdução
Este trabalho abordará o sistema operacional Minix, contando ahistória de seu desenvolvimento partindo de sua primeira versão lançada em 1987 até sua mais recente versão, o Minix 3. Além disto também será discutido a estruturação das versões lançadas assim como comparação entre as mesmas.

Para não apenas permanecer no âmbito teórico, iremos exemplificar específicas partes da arquitetura através do código fonte do sistema operacional em questão2. História
MINIX é um tipo de abreviação para “Mini UNIX”, inicialmente desenvolvido para ser compatível com a versão 7 do UNIX e posteriormente foi desenvolvido no padrão POSIX¹, pode ser considerado um primo próximo do sistema GNU/Linux. O MINIX originalmente foi desenvolvido em 1987 por Andrew S. Tanenbaum como uma ferramenta de estudo para o seu livro “Sistema Operacionais –Design e Implementação” em resposta a proibição da AT&T² que proibia o estudo de SO baseado no código UNIX. Hoje em sua versão mais atual, MINIX 3, o sistema possui menos de 6.000 linhas de código em seu núcleo(kernel) e tornou-se famoso também justamente por ser um excelente exemplo de microkernel, onde os drivers de cada dispositivo roda no núcleo de forma isolada, aumentando desta forma não apenasa segurança mas também a confiabilidade, já que caso ocorra um problema em algum driver isto não paralisará todo o sistema.
O MINIX desenvolvido a partir do zero e mesmo sendo um sistema compatível com UNIX, não possui código AT&T podendo, assim, ser distribuído livremente.

Durante o seu auge no início dos anos 90, MINIX era popular entre os estudiosos e desenvolvedores da época porpossuir uma licença de propriedade barata, porém nos anos 2000 o MINIX foi posto de lado por outros sistemas operacionais de licença livre. O sistema ainda inspirou Linus Torvalds a desenvolver o Linux e alguns de seus primeiros trabalhos foram escritos em MINIX.
Atualmente em sua terceira versão, MINIX sofreu grandes mudanças, enquanto suas versões anteriores focavam no sistemaoperacional como uma ferramenta de aprendizagem, sua versão mais recente foca em laptops de baixo custo e sistemas embarcados. Na página online do sistema operacional, o uso é recomendado para aplicações onde a alta confiabilidade é requerida. Apesar disto estes usuários alvos ainda não foram exatamente alcançados, há pouca evidência sobre o MINIX ser usado em dispositivos embarcados, de forma que o sistemaainda continua de grande valor em sua ajuda educacional.








3. Versões
1. MINIX 1
O MINIX não era por si só um software free, porém podia ser comprado separadamente em um conjunto de disquetes que apesar de não permitir a livre distribuição, permitia a duplicação do mesmo para fins acadêmicos. Acompanhava ainda uma versão impressa do MINIX Reference Manual.A versão 1.0 não fornecia suporte para disco rígido ou acesso a rede, e tinha cerca de 12.000 linhas de código C contemplando o Kernel(núcleo). Sua arquitetura baseava-se na primeirava geração IBM-PC, necessitando apenas 256 KB de memória e um drive de disquete (apesar de dois serem recomendados).
Inúmeras atualizações para o MINIX 1 foram disponibilizadas – por conta derestriçoes de licença estas atualizações não poderiam ser disponibilizadas integralmente na internet, porém pacotes que continham o código fonte a ser atualizado poderiam ser baixados e integrados a cópias legais já instaladas. Assim foram lançadas duas versões completas: Minix 1.3 e Minix 1.5.
MINIX 1.5 foi lançada em 12 disquetes 3.5” com 720KB de espaço em cada disquete. Esta...
tracking img