Minix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUIÇÃO: FACULDADE ALVORADA

DISCIPLINA: Sistemas Operacionais

DISCENTES: Douglas Lopes, Gileno Lopes e Michel Lopes

Turma: 3º “C”

DESCRIÇÃO: Trabalho de Laboratório

DATA de Entrega: 09/11/2011



2.5.2 Gernciamento de processo no Minix 2

2.5.3 Comunicação interprocesso no Minix 3

2.5.4 Agendamento de processos no Minix 3

2.6.1. Organização do Código-Fonte do Minix3

2.6.2 Os arquivos de cabeçalho comuns 4

2.6.3 Arquivo de cabeçalhos do Minix 4

2.6.4 Estruturas de dados de processo e arquivos de cabeçalho 5

2.6.5 Fazendo a inicialização do Minix 5

2.6.6 Inicialização do Sistema 5

2.6.7 Tratamento de Interrupção no Minix 6

2.6.8 Comunicação Interprocesso no MINIX 6

2.6.9 Agendamento no MINIX 6

2.6.10 Suporte de Kernel Dependente deHardware 6

3.1 Princípios de Hardware de E/S 7

3.1.1 Dispositivos de E/S 7

3.1.2 Controladores de dispositivos 7

3.1.3 Acesso Direto à Memória (DMA) 7

Implementação 8





2.5. Visão geral de processos em Minix

O Minix é uma coleção de processos que se comunicam entre si e com processos de usuários utilizando uma única primitiva de comunicação interprocesso. Suaestrutura está baseada em quatro camadas, onde cada uma executa funções diferentes. A camada inferior é responsável por capturar as interrupções e traps, fazendo o agendamento e fornecendo as camadas mais altas um modelo de processos seqüenciais. Estes se comunicam através de mensagens.

A camada 2 contém os processos E/S para cada tipo de dispositivo, como por exemplo: placas de redes,impressoras, discos e relógios. Tanto as tarefas da camada 2 quanto os códigos na camada 1 estão vinculadas entre si através do Kernel. Algumas tarefas podem compartilhar sub-rotinas comuns, mas de forma geral são independentes entre si. A camada 3 contém processos que fornecem serviços uteis aos processos de usuários.

O Minix possui um gerenciador de memória que executa todas as chamadas do sistema,como o FORK, é o único meio de criar um novo processo, EXEC criar um processo para executar um programa especificado e BRK. Já o sistema de arquivos executa todas as chamadas de sistemas, como READ, MOUNT, CHDIR. Na camada 4 é o local onde vão ocorrer todos os processos de usuários, os shells, editores, compiladorees e programas escritos pelos usuários.


2.5.2 Gernciamento de processo no MinixNo Minix os processos funcionam como uma espécie de árvore, onde os processos podem criar outros subprocessos e assim por diante. Estes procedimentos acontecem da seguinte forma: ao ser ligado, o hardware do computador lê a primeira trilha do disco de inicialização, que pode ser o disco rígido ou o disquete, executando o código contido lá. No sistema Minix este processo é feito através de umprograma, o boot, que carrega o sistema operacional em si, que composto pelo Kernel, responsável por iniciar as tarefas, o gerenciador de memória, o sistema de arquivos e init, o primeiro processo de usuário. Ele trabalha lendo o arquivo /etc/ttytab, que lista todos os terminais potenciais, então o init cria um processo-filho para cada um dos terminais e estes executam /usr/bin/getty, que imprimeuma mensagem e espera um nome a ser digitado. O /bin/login executa o Shell do usuário e este cria um novo processo para cada comando.


2.5.3 Comunicação interprocesso no Minix

No Minix são necessárias três primitivas para enviar ou receber mensagens, é a biblioteca de C. Send, para enviar uma mensagem ao dest e receiv, para receber uma mensagem e send_rec para enviar a mensagem e esperaruma resposta do mesmo processo. O Minix utiliza o método de rendez-vous para evitar os problemas de armazenamento de mensagens enviadas e recebidas, ao bloquear um processo que não está esperando uma mensagem.


2.5.4 Agendamento de processos no Minix

O sistema de interrupção é o que mantém um sistema operacional multiprogramado funcionando. Estas interrupções podem ser feitas pelo...
tracking img