Milk run

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Diego dos Santos Cysne

Taline Aparecida de Oliveira

Tatiane de Fátima Coelho

Tiago Augusto dos Santos

Tiago Velo Moreira

 


MILK RUN



Trabalho apresentado a Professora Marinete Martins, do componente curricular Projetos Interdisciplinares da turma do 2º semestre,  do curso de Gestão em Logística.














UNISO

SOROCABA – 11/2012Conceitos



Segundo (Greene, 1997), “Milk Run consiste num planejamento de entregas, mantido por uma empresa de transporte, onde para cada dia a empresa realiza uma recolha dos componentes de cada fornecedor em quantidades pré determinadas com o objetivo de entregá-los no fabricante”.


Em (MOURA, 2000), vemos que “O Milk Run surgiu a partir do conceito de leiteriaspara agregar valor na cadeia de suprimentos. Neste sistema cada fornecedor deve deixar seu produto (leite) no local pré-determinado para coleta, dentro do horário estabelecido e na embalagem especificada para armazenagem do produto. Assim, a coleta se realiza a partir de um sistema de coleta programada do leite, entre a indústria e seus fornecedores, dentro de rotas estabelecidas com janela detempo para coletar a matéria-prima”.


Conforme (MAZZALI e MILAN, 2006), “Atualmente muitas empresas estão aplicando o sistema de coletas programadas (Milk Run), que visa atender no momento exato e a menor custo. Este sistema envolve fornecedores, operadores logísticos (em alguns casos) e montadoras. O sucesso dessa integração depende do tipo e da natureza do arranjo subjacente”.Segundo Danilo Doriguelo de Melo (B.I. Internacional), Milk Run é um sistema de coleta programada de materiais com rotas e janelas pré-definidas, tendo como principais benefícios: a redução de custos do frete, aumento na frequência de entrega possibilitando a redução de estoques, redução de números de veículos na operação, melhor aproveitamento da mão de obra no recebimento, maior controle eacompanhamento das coletas.


Conforme Alvarenga, Rodolfo L. (INPG BLOG), Traduzindo ao pé da letra, Milk Run significa Corrida do Leite. Esse nome é devido ao processo de um transportador passar em duas ou mais fazendas sem cruzar caminho na rota, retirar o leite e, em seguida, entregá-lo a uma empresa de laticínio. Milk Run é um sistema de coletas programadas de materiais, que utiliza umúnico equipamento de transporte, normalmente de algum Operador Logístico, para realizar as coletas em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final, sempre em horários pré-estabelecidos.








Após essa gama de conceituações, podemos entender que a prática do Milk Run, nada mais é, do que uma ferramenta moderna e atual da área da gestão em logística que busca reduziros custos de armazenagem e transporte, tudo isso através da política de entregas ou recebimentos programados, já que se realiza um plano de roterização, onde o veículo, ou meio de transporte, irá até os locais pré-determinados ou pré-agendados, assim fazendo a rápida e efetiva coleta desses itens, produtos, materiais, recursos, insumos, etc, afim de que não haja atrasos ou quaisquer outros tiposde perturbações na movimentação dos mesmos.


Com a evolução dessa prática logística, juntamente com outras que não se tratam desse trabalho em particular, conseguimos abstrair desses conceitos que o Milk Run é um enorme passo no processo evolutivo do Supply Chain Manegement ou o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, já que se nota claramente que com o uso dela se consegue ganhossignificativos para toda e qualquer empresa que se preze e pretende se expandir no mercado de transportes e logística de cargas, até porque com o uso contínuo do Milk Run, as empresas reduzem custos em geral, assim podendo investir em outros setores/departamentos, afim de melhorar seus processos e produtos continuamente, além de está pondo em prática ferramentas que já estão há um bom tempo no...
tracking img