Milk run

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:















MILK RUN


Sistema de coleta Programada






























Cenário











Logística focada nas empresas automobilísticas, ou seja, consiste num planejamento de entregas, mantido por uma empresa de transporte, onde para cada dia a empresa realiza uma retirada dos componentes de cada fornecedor emquantidades pré determinadas com o objetivo de entregá-los ao fabricante.


































Introdução











As empresas têm utilizado diversas formas para o gerenciamento dosestoques e a redução dos custos logísticos.
Esse artigo relata a nova abordagem de gerenciamento de materiais utilizados nas indústrias automobilísticas noBrasil, que visa redução do custo de estoque e armazenamento (redução dos custos logísticos).
Desse modo é realizada a coleta programada de peças, denominada Milk Run, que visa num tempo previamente determinado, coletar as peças nos fornecedores, cumprindo-se determinadas rotas, visando minimizar o custo de transporte da operação e reduzir o estoque na cadeia de suprimentos.Objetivo Geral











É um novo sistema que visa uma melhor administração dos processos de coleta de peças em empresas automobilísticas, que pode ocasionar uma considerável redução de custos no estoque, podendo assim obter uma redução no preço final pago pelos consumidores, além de um significativo aumento de qualidade.
Este sistema pode serrealizado pela própria indústria automobilística: a montadora gerencia a melhor rota para seu veículo de coleta, determinando a quantidade de peças necessárias para coletar em cada fornecedor dentro de uma determinada rota .
Outra forma de trabalho seria realizada por serviço terceirizado (transportadora).
A grande maioria das indústrias automobilísticas nacionais está utilizando este conceitopara agregar valor na cadeia de suprimentos. Este sistema já existe na Europa e também nos Estados Unidos, porém é recente em nosso país.
No Brasil, até poucos anos atrás, não havia muita preocupação com as operações logísticas, mas com o mercado cada vez mais competitivo, faz com que as empresas estejam em constante inovação, buscando sempre reduzir custos do produto e mantendo a qualidade.Objetivo Específico











Implantar o sistema de coleta programada Milk Run, para encontrar o equilíbrio entre trabalhar sem estoque, sem permitir interrupções na linha de produção por falta de peças , coletando as peças que foram solicitadas, na quantidade necessária eliminando o desperdício, reduzindo assim os custos das empresas.
Agilizar aoperação de carregamento e descarregamento de materiais, de modo a eliminar tempos ociosos quando o veículo de coleta de peças está nos fornecedores e na montadora, seguindo uma rota pré – determinada.
Redução de avarias no transporte, sendo realizada por veículos preparados para executar esta tarefa, balanceando a carga no veículo para não danificar as embalagens, mantendo sempre pessoastreinadas no setor logístico
Neste sistema, deverá ser maximizada a capacidade dos veículos utilizados para o transporte, no sentido da otimização das rotas e da redução dos custos de transporte da operação. Como o sistema é temporalmente programado, o transporte das peças para o fabricante deverá ser efetuado apenas quando for solicitado de forma a evitar receber uma quantidade superior à que foidefinida para a captação dos materiais. O desafio deste sistema reside na agregação de valor na cadeia de abastecimento, reduzindo stocks, obtendo maior controle sobre a gestão dos materiais que são solicitados, maior frequência de abastecimento, permitindo com isso ter um maior acompanhamento das flutuações da procura


















Justificativa










Este...
tracking img