Microsoft solutions framework

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

MICROSOFT SOLUTIONS FRAMEWORK1

Noeli Schultz2 noelischul@gmail.com

RESUMO

Este artigo busca apresentar o MSF (Microsoft Solution Framework), desenvolvido pela Microsoft como uma compilação de recomendações de boas práticas utilizadas para guiar uma organização através da mobilização de recursos, pessoas, e técnicas necessárias para o desenvolvimento de projetos de software, o MSFdeixa a livre escolha de métodos e metodologias adequada para construção de um sistema e se utilizar da UML, análise essencial, orientado a objeto entre outras técnicas. Far-se-á uma analise de alguns fatos históricos, será traçado a definição do MSF e descrito como ele funciona, mostrar-se-á algumas de suas características com o Manifesto Ágil o papel das equipes, e o ajustamento ao modelo CMMI,cumprindo em 80% dos requisitos exigidos.

Palavras-chave: usabilidade, equipes em pares, Microsoft Solution Framework e agilidade.

1. INTRODUÇÃO De acordo com Gervazoni (2005), o MSF surgiu em 1994 como um conjunto de boas práticas compiladas pela Microsoft a partir de sua experiência na produção de software e em serviços de consultoria. Desde então, o MSF evoluiu, tornando-se um frameworkflexivel para orientar o desenvolvimento de projetos de software. Essa evolução também teve o intuito de acompanhar tendências bem sucedidas no meio da engenharia de software, como a capacidade de responder à necessidade de mudanças rapidamente. Por mais semelhanças que possam ter em relação a outros, cada projeto de software é único devido a uma série de fatores que incluem desde o tipo de aplicação aser construída, necessidades específicas de cada cliente e até restrições de cronograma e recursos. Mas tendo consciência que não existe uma forma ideal de desenvolvimento o MSF evoluiu até chegar no
1

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial em 2011/2 à disciplina de Diplomação II da Faculdades Associadas de Ariquemes, orientado pelo Prof. Marcio Andrade e Co-orientadopela Prof. Jakline Brandhuber. 2 Graduando no 8º período de Sistemas de Informação na Faculdades Associadas de Ariquemes – FAAr.

2

4.0. Ele foi lançado em duas versões diferentes, uma que aborda processos ágeis e outra que aborda processos tradicionais. Mesmo sendo diferentes não há uma variação muito grande entre elas, coisa que à medida que as duas forem amadurecendo, a tendência é que adiferença entre elas se torne mais notável. O MSF é composto por quatro elementos básicos que vem de suas versões anteriores: Princípios Fundamentais, Modelo de Processo, Modelo de Equipe e Disciplinas. A análise do MSF 4.0 mostra que este continuou bastante semelhante aos seus predecessores em certos aspectos, mas inclui os princípios fundamentais, a macro estrutura do Modelo de Processo e amaioria das boas práticas. As maiores modificações ocorreram com a concretização do modelo de equipe e das boas práticas do framework, através do estabelecimento de fluxos de trabalho (workstreams).

2. MICROSOFT SOLUTION FRAMEWORK - MSF

É uma série flexível e inter-relacionadas de modelos que podem guiar uma organização através da mobilização de recursos, pessoas e técnicas necessárias para levarinfraestrutura tecnológica em consonância com os objetivos de negócios. Segundo Viana (2001), basicamente o MSF é:

Uma compilação das boas práticas utilizadas pela empresa, que foi criado tanto para uso interno como para uso de seus clientes. Porém, apesar de ter sido criado pela Microsoft, o MSF aborda basicamente o processo de construção de soluções, não se prendendo ao uso de produtos destaempresa.

A Microsoft classifica o MSF não como uma metodologia, mas sim como uma disciplina. Basicamente ele serve como um guia ou conjunto de boas práticas para o desenvolvimento, deixando a escolha do que deve usar como modelo, podendo se utilizar da UML, análise essencial, orientado a objeto entre outras técnicas.

3

3. O FUNCIONAMENTO DO MSF

No conceito de Viana (2001), a...
tracking img