CONHECENDO O MICROSOFT SOLUCTION FRAMEWORKS

1426 palavras 6 páginas
Conheça o Microsoft Solutions Framework (MSF)

O caminho das pedras indicado pela Microsoft para o seu projeto encontrar o sucesso. por Mauro Vianna

Na edição anterior, abordamos a questão de problemas em projetos de desenvolvimento de software. Mais ainda, constatamos que na maior parte das vezes, as causas dos problemas não são de natureza tecnológica, mas sim de como usamos esta tecnologia. Chegamos à conclusão de que precisamos de métodos adequados para utilizar a tecnologia de forma a atingir nossos objetivos. Mencionamos dois dos caminhos disponíveis hoje: Microsoft Solutions Framework (MSF) e Rational Unified Proccess (RUP). Neste artigo, veremos o MSF com mais detalhes.
O Microsoft Solutions Framework surgiu a partir da análise de como a Microsoft desenvolve seus produtos. Basicamente o MSF é uma compilação das boas práticas utilizadas pela empresa, que foi criado tanto para uso interno como para uso de seus clientes. Porém, apesar de ter sido criado pela Microsoft, o MSF aborda basicamente o processo de construção de soluções, não se prendendo ao uso de produtos desta empresa.
A Microsoft não classifica o MSF como uma metodologia, mas sim como uma disciplina. O que isso quer dizer? Basicamente que o MSF serve como um grande guia e uma coleção de boas práticas. Porém, o MSF não se aprofunda em detalhes.
Por exemplo, em um dado momento do projeto, o MSF diz que você terá que fazer uma especificação funcional.
Entretanto, ele não define se você deve usar UML, análise essencial ou outras técnicas. Isso fica a seu critério.
A falta de detalhes do MSF pode parecer uma deficiência a princípio, mas essa característica permitiu uma abordagem simples e direta das técnicas apresentadas. Ou seja, o MSF permite uma fácil compreensão tanto por parte da equipe como do cliente, além de ser bastante flexível em sua aplicação.
Em seguida, abordaremos de forma suscinta alguns tópicos do MSF. Os nomes originais serão mantidos em inglês, para facilitar a

Relacionados