Hereditariedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. As primeiras idéias sobre hereditariedade

As primeiras idéias sobre hereditariedade eram provenientes do senso comum. As primeiras pesquisas na área da hereditariedade e da genética datam de1856, realizadas pelo monge Gregor Mendel, um professor de ciências com grande interesse em botânica. Por exemplo, a partir da observação de que os filhos se assemelham aos pais, surgiu a idéia deselecionar, em plantas e animais, características de interesse pela escolha dos reprodutores que as apresentam. Esse conhecimento permitiu à humanidade produzir diversas variedades de animais e plantasdomésticos, com características selecionadas para atender às nossas necessidades.
O princípio das gêmulas de Hipócrates foi reformulado por Darwin com a Pangênese para explicar o mecanismo de herança pormistura de caracteres que poderia envolver algum direcionamento ambiental, tal como Lamarck sugeria. No entanto a maior parte da variabilidade de acordo com Darwin teria uma origem alheia aoambiente, sendo este apenas o fator direcionador de características relacionadas à adaptabilidade do indivíduo que foram geradas ao acaso.
A Herança por Mistura, uma crença comum na época, dizia que em geralos filhos herdavam caracteres que seriam a média daqueles dos pais. Deste modo a variabilidade ia se perdendo a cada geração como muitos argumentavam, e em contrapartida Darwin sugeria que talvez oambiente fizesse com que novas variações aparecessem em alguns casos, aumentando a variação que era perdida pela Mistura. No entanto esta variação seria ainda gerada ao acaso e não sendo para umdeterminado propósito como Lamarck sugeria.
Após a sétima edição da “Origem das espécies" a Pangênese recebeu maior ênfase, o que hoje é visto como resultado da perplexidade de Darwin em não conseguirexplicar a hereditariedade e seu papel na Evolução, que apesar de ter sido explicada por Gregor Mendel em 1865, não foi reconhecida e divulgada até o ano de 1900. Para muitos, Darwin se tornou um pouco...
tracking img