Microprocessadores inicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processadores Origens e Funcionamento
O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. Existem no mundo(atualmente) apenas quatro grandes empresas com tecnologia para fabricar processadores competitivos para micros PC: a Intel (que domina mais de 60% do mercado),a AMD (que disputa diretamente com a Intel), a VIA (que fabrica os chips Via C3 e C7, embora em pequenas quantidades) e a IBM, que esporadicamente fabrica processadores para outras empresas, como a Transmeta.
A definição técnica para processadores é a seguinte :“É um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador, por isso é considerado o cérebro domesmo. Ele faz parte de um importante elemento do computador, a Unidade Central de Processamento (em inglês CPU: Central Processing Unit). Hoje todos os circuitos e chips dispostos em diversas placas que compunham a Unidade Central de Processamento estão integrados no microprocessador.”
As origens
A historia dos processadores se mistura com a própria historia dos computadores. A ideia de seutilizar equipamentos para ajudar a “processar” não é nova. Os primeiros indícios de uso de instrumentos para auxílio na realização de operações matemáticas são do ábaco, em 500 A.C., pelos babilônicos. Este instrumento toma a forma que conhecemos hoje, na China em 1300.
O tempo passa e as primeiras evoluções significativas começam a surgir. Primeiro, em 1614, Scotsman John Napier “descobre” ologaritmo. Ele mesmo constrói uma máquina capaz de multiplicar, dividir e calcular raízes quadrada e cúbica de números. Depois, Wilhelm Schickard, em 1623, constrói o que é chamado de “Calculating Clock”, capaz de somar e subtrair números de até 6 dígitos, e que batia um sino quando havia overflow.
Em 1642, Blaise Pascal constrói uma máquina mecânica de somar que, apesar de ser mais limitada que o“Calculating Clock” de Schickard, fica muito mais conhecida. Ele consegue vender algo como uma dúzia delas em várias versões, calculando números de até 8 dígitos.
Em 1822, Charles Babbage teoriza seu primeiro computador mecânico, a sua máquina de diferença, que resolveria polinômios. Ele também teoriza sobre a máquina analítica, um dispositivo de propósito matemático geral. Na época, estas máquinaseram muito complicadas para serem construídas, mas a teoria funcionava. Estas máquinas utilizariam cartões perfurados para o armazenamento dos dados. Tentativas de construção da máquina de diferença foram feitas em 1832, juntamente com Joseph Clement, mas apenas um protótipo é construído.
Um outro avanço importante vem em 1848, quando George Boole cria sua álgebra booleana. Uma álgebra que trabalhacom valores binários, o que veio dar sustentação e base para a construção dos computadores binários, quase um século depois. Em 1890, os Estados Unidos estão com um problema: o processamento dos dados do censo de 1880, feito à mão, demorou 7 anos. Estimava-se que o de 1890 demorasse 10 ou mais anos para ser processado. Então lançou-se uma competição para achar métodos melhores. Esta foi vencidapor Herman Hollerith, que propunha a utilização de máquinas e cartões perfurados para guardar os dados. Resultado: o censo foi feito em 6 semanas. Isso impulsionou Hollerith a fundar, em 1896, a Tabulating Machine Company, que futuramente se tornaria a famosa IBM.
Lee De Forest, em 1906, inventa a válvula. Esta invenção é aquela que possibilita a futura construção de computadores digitas. OENIAC, considerado um dos primeiros computadores, possuía 18.000 delas. Em 1911, a Tabulating Machine Company se funde a outras empresas, incluindo a Computing – Tabulating – Recording Company. Mais fusões acontecem e, em 1924, a International Business Company (IBM) é fundada, por Hermann Hollerith. Esta empresa será a responsável pelo lançamento do IBM PC, um sucesso de vendas, baseado em...
tracking img