Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCORRÊNCIA PERFEITA
Enunciados e tópicos de resolução de alguns exercícios (alunos) Exercício 1 Considere a empresa produtora do bem “BÊ”, integrada num mercado de concorrência perfeita, com a seguinte função de custo total (CT): CT = q3 - 4q2 + 17q + 64, onde q designa a quantidade de produto, expressa em unidades por período de tempo. a) Se o preço de equilíbrio do mercado for de 33 unidadesmonetárias, qual é o volume de produção de equilíbrio? Qual será o lucro realizado? b) Admita agora que o preço de mercado baixou para 20 u.m. e que entre os directores da empresa as opiniões divergem, debatendo-se as seguintes hipóteses quanto à decisão a tomar: Hip.1: encerrar a empresa, pois dessa forma não se incorrem em custos variáveis; Hip.2: manter-se no mercado, mas a produzir q=3, sóassim se minimizando os prejuízos. Explique qual das opiniões é correcta. Justifique a sua resposta e ilustre-a graficamente. c) Qual será o preço mínimo que deverá vigorar no mercado para que o empresário se decida a oferecer este bem em período curto? Qual será o lucro correspondente? d) Determine analiticamente a curva da oferta da empresa no curto prazo. e) Suponha que esta indústria é de custosconstantes e é constituída por 120 empresas idênticas a esta, sendo a curva da procura de mercado deste bem definida pela função: QD = 1 640 - 20P e.1) Determine a curva de oferta de curto prazo desta indústria. e.2) Determine a situação de equilíbrio de período curto, tanto ao nível do mercado como de cada empresa. Ilustre graficamente a sua resposta.

Exercício 2 Considere a seguinteinformação sobre as condições de oferta e procura da indústria produtora do bem “CÊ” que é uma indústria perfeitamente concorrencial e de custos constantes, num determinado período: ▪ A função custo de período curto de uma empresa típica desta indústria tem a seguinte expressão: CT = 0,5q3 – 8q2 + 233q+36,125, onde CT designa o custo total, expresso em unidades monetárias (u.m.) e q o volume de produção,expresso em unidades por período de tempo. A dimensão actual da empresa situa-se na zona em que se fazem sentir economias de escala; ▪ as funções de procura de mercado e de cada empresa são, respectivamente: QD = 6 926,25 - 30P ; P = 205,375 u.m.

a) Determine a situação de equilíbrio (Q, n, q, LT). Ilustre graficamente a sua resposta. b) Explique se a situação encontrada pode corresponder a umasituação de equilíbrio da indústria de período longo. Admita que a função custo total de período longo tem a seguinte expressão analítica: CTPL = 0,5q3 - 10q2 + 250q c)Determine a curva de oferta de período longo da empresa típica. d) Determine a situação de equilíbrio de período longo desta indústria (P, Q, n, q, LT), pressupondo que a procura de mercado deste bem permanece inalterável. e)Determine a curva de oferta de longo prazo desta indústria, explicitando os pressupostos que lhe estão subjacentes. f) Faça uma representação gráfica ilustrativa dos ajustamentos observados, ao nível de cada empresa e do mercado. Considere a situação de equilíbrio de período curto inicial e a situação de equilíbrio da indústria em período longo.

Exercício 3 A indústria produtora do bem “Beta” é umaindústria perfeitamente competitiva e de custos constantes e encontra-se em situação de equilíbrio de longo prazo. As curvas de procura e oferta de mercado deste bem são representadas pelas seguintes funções:

Q D  7800  200P Q S  2400  400P nas quais QD e QS representam, respectivamente, a quantidade procurada e oferecida, expressas em unidades de produto por período de tempo, e P o preçounitário, expresso em unidades monetárias. Todas as empresas que compõe esta indústria suportam idênticos custos de produção, sendo o custo variável total (CVT) o seguinte: CVT  q 2  6q , onde q designa o volume de produção, em unidades

de produto por período de tempo. a) Quanto deve produzir cada empresa para estar em situação de equilíbrio? b) Qual será o valor dos custos totais...
tracking img