Microeconomia - mercados oligopolistas e monopolistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Demonstre: A existência de mercados em concorrência perfeita não é possível no capitalismo contemporâneo, aquele que poderiam se aproximar das suas características centrais já se transformaram em monopsônios e principalmente em oligopsônios.

O mercado em concorrência perfeita é um mercado onde existem vários produtores, que não existe diferenciação de produtos, ou seja, são homogêneos epraticam preço equilibrado pelo próprio mercado, uma vez que, se elevarem o preço não terão compradores, pois seus concorrentes praticam preços mais baixos e se praticam um preço mais baixo não terão lucro.

No capitalismo contemporâneo essa prática é inexistente, mas existem os Oligopsônios e os Monopsônios. O primeiro é um mercado onde existem muitos produtores e poucos compradores. Nestemercado, na maioria das vezes o produto é homogêneo e matérias primas, leite por exemplo. Esses vários produtores praticam um preço equilibrado e vendem para um número restrito de compradores, em regra geral, este não será um consumidor final. Já o mercado Monopsônio, se difere do Oligopsônio, por ter vários produtores mais um só comprador.

2) Analise: No âmbito de um mercado oligopolista, para mantero seu “Mark up” médio, as empresas devem estabelecer padrões que permitam a ocorrência de economias de escala, para que este processo se consolide o investimento em produtividade ou em novas plantas produtivas torna-se socialmente adequado. Contudo, empresas capitalistas normalmente não praticam este tipo de estratégia já que seu objetivo primário é a maximização do lucro monetário.

Uma opçãopara aumentar o lucro das empresas seria a criação de novas plantas produtoras, novas fábricas. Criando-as empresas estariam também contribuindo com o social, uma vez que gerariam empregos. Mas pelo fato do retorno, ou seja, lucro vir em longo prazo, elas não tem interesse nesta estratégia. As empresas oligopolistas preferem investir no famoso P e D (Pesquisa e Desenvolvimento) buscando inovaçõesde produto e processo, diminuindo custos, otimizando tempo e consequentemente elevando a margem de lucro. A prática para aumento do lucro que não é benéfica para sociedade, é quando ao invés de criar novas plantas e/ou criar células para pesquisa e desenvolvimento (o que gerará novos empregos), as empresas percebem que estão chegando próximo ao custo mínimo, param as máquinas deixando a produçãoociosa e aumenta o preço do produto.

3) Demonstre: A concorrência no âmbito de mercados concentrados raramente se realiza em torno dos preços praticados pelas empresas, e sim, sob determinadas circunstâncias, em torno da diferenciação do produto. Contudo, na maioria das vezes como demonstra a experiência

histórica, as formas de concorrência entre empresas verificadas no capitalismocontemporâneo não permitem a tão anunciada “soberania do consumidor”.

A soberania do consumidor não existe de fato. Um dos motivos é a limitação da renda. Mas também ela não existe, pois as empresas tentam atrelar as estratégias de venda à tentativa de criar um desejo no consumidor para adquirir determinado bem. O Marketing é a ferramenta utilizada para isso. As empresas oligopolistas investem nadiferenciação dos produtos e não concorrem pelo preço.

4) Empresas que operam em mercados oligopolistas e lideres de mercados em concorrência monopolística geralmente são de grande porte, embora isto não seja regra para os mercados em concorrência monopolística. Neste contexto, demonstre as diferenças de estratégias que as empresas oligopolistas e as líderes de mercados em concorrência monopolísticaquando pretendem elevar a margem e os lucros totais auferidos.

Em um oligopólio as empresas são de grande porte e, portanto todas praticam o marketing. Elas usam o marketing como uma estratégia para convencer o consumidor de que o seu produto é melhor, ou seja, as empresas oligopolistas não concorrem pelo preço, mas sim pela diferenciação do produto. Já as empresas líderes do mercado em...
tracking img