Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

DIVISÃO DE ECONOMIA E GESTÃO

CURSO DE CONTABILIDADE E AUDITORIA

TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DA CADEIRA DE
MICROECONOMIA

|ESTRUTURA DE MERCADO |

1º Ano-2º Semestre/Nocturno
Docente: dr. Damásio Inácio Cipriano
Discente: Henoclaide Rui Jassitene

Tete, Outubro de 2011
ÍNDICE

1. Introduҫão 2
2. Estruturas de Mercado 32.1 Concorrência Perfeita 3
2.2 Concorrência Imperfeita 4
2.3 Monopólio 4
2.4 Concorrência Monopolistica..................................................................................................5
2.5 Oligopólio..............................................................................................................................5Conclusão...................................................................................................................................... 8
Referencia Bibliográfica................................................................................................................ 9

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, irei abordar acerca da estrutura de mercado, o conceito e as diferencas entre as estruturaspara melhor compreensao, monstrando neste aspecto o comportamento dos produtores e consumidores nas variadas estruturas do mercado.

2. ESTRUTURAS DE MERCADO

Quando se estuda as diversas estruturas de mercado, ou seja, tipos de concorrência, está-se fazendo uma análise sob a perspectiva das firmas. Em outras palavras, trata-se do comportamento das firmas em relação ao mercado, que definem aestrutura de mercado em que actuam. Nesse sentido, estruturas de mercado são modelos que captam os aspectos inerentes de como os mercados são organizados.

A diferenciação das estruturas de mercado baseia-se no estabelecimento de hipóteses e características, tais como:
• número de empresas,
• número de compradores,
• interdependência das empresas,
• homogeneidadedo produto,
• substituição do produto,
• controle de preços,
• Concorrência extra-preço, e
• acesso ao mercado, que definem a tipificação de cada uma das formas de mercado.

As mais importantes formas de estrutura de mercado são: (i) monopólio puro; (ii) oligopólio; (iii)
concorrência perfeita; e (iv) concorrência monopolística.

1. Concorrência PerfeitaNúmero de empresas: o número de empresas é extremamente grande que a saída e a entrada de novas empresas não altera o funcionamento do mercado. em outras palavras, pode sair e entrar quantas empresas quiserem que o mercado continua funcionando sem nenhuma alteração. assim, dada essa premissa, nenhuma empresa isoladamente consegue impor o seu preço.

Número de compradores: muito grande, a pontode que nenhum consumidor individualmente consegue reduzir o preço do produto.

Interdependência das Empresas: em decorrência de um número extremamente grande de empresas, as políticas adoptadas por alguma empresa isoladamente, não influenciará as
demais
.
Homogeneidade do Produto: os produtos são idênticos e substitutos perfeitos. Nesse sentido, para os consumidores é totalmente indiferenteadquirir os produtos de qualquer empresa.

Substituição do Produto: como os produtos são idênticos, a substituição é perfeita.

Controle de Preços: nenhuma empresa isoladamente consegue controlar o preço. O preço é definido pelos mecanismos de mercado, ou seja, pela demanda e pela oferta. Assim, O preço é dado a empresa, sendo que ela pode vender a quantidade que desejar ao preço estabelecidopelo mercado. Se o preço definido pelo mercado não for suficiente para gerar uma receita que permita a empresa pelo menos igualar a seus custos de produção, a alternativa é a empresa abandonar o mercado.

Concorrência extra-preço: como os produtos são idênticos e substitutos perfeitos, não há como ocorrer qualquer tipo de concorrência extra-preço.

Acesso ao Mercado: é completamente livre,...
tracking img