Systema de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo Cascata (waterfall)
O modelo de Cascata se torno bastante conhecido a partir da década de 70, no qual boa parte dos livros de engenharia de software o referência. Nele a abordagem de criação de um sistema, deve seguir exatamente uma linha de raciocínio, onde cada etapa dessa criação é bem especificada, isto é, deve seguir sempre o mesmo padrão de criação, no qual esse é:
Requisito doSistema, Requisito do software, Design do Software, Codificação, Teste, Lançamento.

Porém ao chegar na fase de teste, caso aja necessidade de mudanças no projeto, ele deve voltar para a fase de Requisito do Sistemas e seguir todas as etapas, novamente, até que o projeto esteja totalmente de acordo com o necessitado.
O Modelo Cascata tem as seguintes atividades:
- Requisito do Sistema: Nessaparte da criação, é onde que se faz a análise dos requisitos para todo os elementos do sistema. Essa é considerada a parte essencial para que o software em questão possa se comunicar com outros elementos do Sistemas, tais como hardware, banco de dados e até mesmo pessoas.
- Requisito do software: Nesse momento, o elemento mais importante é o software em si, isto é, os analista (engenheiro) deve seconcentrar nele, para compreender o que é necessário que se faça e a todo momento se comunicar com o cliente, para que não aja duvidas do que ele deseja.
- Design do Software: Nesse momento, é feito o design do software, no qual o mesmo é dividido em quatro atributos distintos: Estrutura de dados, Arquitetura de Software, Detalhes Procedimentais e Caracterização da Interface. Igualmente nosrequisitos do software, projeto é todo documento, tornando se assim parte da configuração do software.
- Codificação: Essa parte, é simplesmente criar o código do programa que segue o projeto feito anteriormente. O qual pode ser mecanizada se o projeto estiver bem detalhado.
- Teste: Após toda a codificação é feita os teste, no qual busca confirmar que todo o código está fluindo corretamente sempossuir nenhum erro logico e também verifica se os resultados gerados pelo sistema são os exigidos.
- Manutenção: Após o sistema ter sido lançado, isto é, entregue ao cliente, tem grandes possibilidades de que o sistema tenha que receber algumas modificações. Essas podendo ser por causa de erros encontrado pelo cliente ou porque o cliente deseja que adicione mais funcionalidades ou melhor desempenho.E a parte da manutenção segue as mesmas etapas do método Cascata.

Este modelo quando foi proposto naquela época, introduziu grandes qualidades ao desenvolvimento de um sistema. Uma delas é que o processo de desenvolvimento do sistema deve ser conduzido de forma disciplinado, com atividades claramente definidas, onde foram determinadas através de um planejamento e sujeito ao gerenciamentodurante a realização. Outra qualidade desse modelo é que ele define de uma maneira clara quais são essas atividades e quais são os requisitos para desempenhá-las. E por último ele introduz a separação das atividades da definição e design da atividade de programação que antigamente era o centro das atenções no desenvolvimento de software.
Porém este modelo é criticado por ser linear, rígido emonolítico. Por ser baseado em outros modelos de atividades de engenharia, ele argumenta que cada atividade apenas pode começar quando a outra tiver sido concluída. É considerado monolítico pois não possui a participação do cliente no processo de desenvolvimento, nem do usuário, logo o cliente não vê como o sistema está ficando, até ele ser entregue, de modo que impossibilita o cliente detectar eventuaisproblemas, na hora do desenvolvimento.
Outro problema desse modelo, é que raramente cumpre os prazos propostos, já que o planejamento, neste modelo, é feito exclusivamente nas etapas iniciais do desenvolvimento. E como a estrutura sequencial é rígida também não permite que o planejamento seja feito para corrigir erros nas atividades de desenvolvimento.

Prototipação
A Prototipação busca...
tracking img