Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

Edson Jonas Sena
Gustavo Áquila Almeida Nunes
Marilia Vieira
Nayara Carvalho Barreta


RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA

Jundiaí
2011

Edson Jonas Sena
Gustavo Áquila Almeida Nunes
Marilia Vieira
Nayara Carvalho Barreta

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA

Relatório de aula prática de Microbiologia da turma do 5ºsemestre de Farmácia do Centro Universitário Padre Anchieta com orientação da Profª Dra. Elaine Patrícia Maltez Souza Francesconi e Profª Ms. Verônica Cristina Gomes Soares.

Jundiaí
2011

APRESENTAÇÂO

Na aula do dia 03/05, foi ministrada uma aula prática de Microbiologia no laboratório do Centro Universitário Padre Anchieta, na qual foi realizado técnicas microbiológicas e familiarização com oambiente.
Os diversos procedimentos realizados foram descritos neste relatório, tendo por continuidade os procedimentos da aula passada, sendo organizados em: Procedimento 1, Procedimento 2, Procedimento 3 e Procedimento 4.

SUMÁRIO

Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------3Objetivo--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------5
Material---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------6
Procedimentos:
Procedimento 1-------------------------------------------------------------------------------------------------7
Procedimento2-------------------------------------------------------------------------------------------------8
Procedimento 3-------------------------------------------------------------------------------------------------9
Procedimento 4-----------------------------------------------------------------------------------------------10Comentários------------------------------------------------------------------------------------------------------------11
Conclusão---------------------------------------------------------------------------------------------------------------12
Referências Bibliográficas-----------------------------------------------------------------------------------------13


INTRODUÇÃO

Morfologia das Colônias
As características que os microrganismos apresentam ao crescer em meios de culturas sãoexpressões fenotípicas do material genético e, portanto, são muito úteis na sua identificação. Embora muitas vezes elas sejam consideradas de importância secundária e utilizadas apenas na identificação preliminar, em muitos casos elas são essenciais e, às vezes, representam a única característica que permite a distinção e a identificação dos espécimes.
Nas placas podemos observar as característicasdas colônias:
- tamanho (mm);
- morfologia (forma, bordo ou margem e elevação);
- pigmentação (cor, solubilidade, fluorescência, rugosidade);
- aspecto (brilho, transparência, opacidade, rugosidade);
- consistência (butirosa ou amanteigado, viscosa, membranosa, seca, quebradiça).


Avaliação da susceptibilidade de bactérias Gram-negativas a antibióticos
Os antibióticossão substâncias químicas usadas no tratamento de doenças infecciosas (causadas por microrganismos), que se distinguem de outros agentes quimioterapêuticos pelo facto de ocorrerem naturalmente. Duma forma geral, são substâncias químicas sintetizadas por microrganismos ou plantas, letais para outros microrganismos ou com a capacidade de inibir o seu crescimento, sendo eficazes em doses baixas. De entreos agentes quimioterapêuticos, os antibióticos com acção antibacteriana são utilizados no tratamento de doenças infecciosas causadas por bactérias.
Actualmente, existem disponíveis comercialmente várias dezenas de antibióticos antibacterianos, que diferem na estrutura química e no alvo e modo de acção.
A eficácia de um antibiótico na inibição do crescimento de um dado microrganismo pode ser...
tracking img