Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DE MARKETING
Considerações Iniciais Ao se considerar a possibilidade de realização de uma pesquisa, devemos responder algumas questões: -Qual é o propósito da pesquisa na ótica do contratante? Por que ela deve ser feita? -A quais perguntas a pesquisa deverá responder? -Existe real possibilidade de que os resultados de pesquisa influenciem decisões? Ou, de possedos resultados de pesquisa, nada se pode fazer(por restrições financeiras, humanas, políticas ou de qualquer outra ordem)? Se não há o que fazer, a pesquisa não deve ser feita. Se os resultados podem influenciar decisões, é necessário saber quais delas se pretende tomar com base nos resultados, pois essa informação auxilia a delinear a pesquisa. Pesquisas conduzidas para empresas, sem consideraras decisões gerenciais envolvidas, tornam-se atividades burocráticas, mero esforços de procura de dados. -Há recursos financeiros suficientes? -Há recursos humanos capacitados a executar a pesquisa? -Os benefícios de se realizar a pesquisa de marketing, ou seja, de se responderem às perguntas definidas poderiam ser obtidas por outros meios? (por exemplo, dados secundários existentes dentro ou forada organização contratante)?

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DE MARKETING
Definição do Problema de Pesquisa -É uma das mais cruciais para todo o projeto; -Um problema de pesquisa mal definido torna os resultados obtidos inúteis, inaplicáveis à situação que motivou a pesquisa, ou seja, desperdício de tempo, dinheiro e esforço. A literatura aponta a má definição do problema como a causa maisfrequente de fracasso em projetos de pesquisa de marketing; -Raramente os problemas apresentam-se de forma linear, clara e ordenada. Em muitos casos, vêm embrulhados em confusões conceituais, visões pessoais ou interesses políticos; -Podem ser confundidos com parte deles ou com seus sintomas; Exemplo: Uma empresa apresenta ao pesquisador um problema aparentemente claro: avaliar produtosconcorrentes, recentemente lançados, responsáveis por uma queda nas vendas de produtos da empresa contratante. Uma análise mais cuidadosa pode inverter os propósitos do estudo: o mais indicado seria partir da informação de queda em vendas (sintoma), e não necessariamente dos produtos concorrentes (causa). Colocando o problema dessa forma o lançamento de produtos concorrentes poderia ser o problema da quedanas vendas. Esta causa jamais seria conhecida se o estudo se limitasse em avaliar a oferta de produtos da concorrência e provavelmente o problema – queda nas vendas – ficaria sem solução.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DE MARKETING
Para definir um problema de decisão gerencial, o pesquisador deve recorrer a várias fontes de informação (fase exploratória da pesquisa). Uma pesquisa dessaforma é desestruturada e informal; tem o propósito de familiarizar com o tema os envolvidos no estudo; fornece indícios sobre variáveis relacionadas ao problema, auxiliando a enxergá-lo de maneira mais abrangente. Exemplos: Conversar com tomadores de decisão e com peritos no assunto; analisar exaustivamente dados secundários em busca de informações e teorias que elucidem o problema de pesquisa eempreender, se necessário, pesquisa qualitativa (grupos de foco com consumidores, entrevistas desestruturadas com fornecedores, decisores, peritos, etc.). A definição de um problema pode revelar oportunidades: na década de 1980, uma mudança de comportamento das pessoas, em prol de saúde e qualidade de vida, levou a indústria alimentícia a se defrontar com um obstáculo em vendas, que foi superado pelaproliferação de produtos com baixos níveis de açúcar e gordura.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DE MARKETING
Então, na etapa de definição do problema, devem-se responder algumas questões: -Qual é o problema de pesquisa? Ele é assim mesmo como se apresenta? -Da forma como está colocado o problema, que tipo de resposta provavelmente obterá? É aquela que o contratante da pesquisa espera?...
tracking img