Meu projeto de monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DELIMITAÇÃO DO TEMA

PROBLEMATIZAÇÃO
Sabemos que a sociedade atual, enfrenta vários problemas, entre eles, o trabalho infantil, onde tem gerado preocupações mundiais. A palavra, trabalho infantil, hoje ela é apresentada como clara na sociedade, tão evidente, que há décadas atrás ela quase não era pronunciada. O trabalho, em suas diversas formas e conceitos, sempre teve presente na vidahumana, inclusive de crianças e adolescentes. Com o passar do tempo, o trabalho infantil tornou-se uma categoria de grande relevância na questão social da infância.
As mudanças ocorridas no trabalho infantil estão ligadas historicamente às mudanças sociais, ocorridas no mundo do trabalho, políticos, econômicos e novos conceitos com relação á infância. Segundo a Organização Internacional do Trabalho(OIT, 2003), o trabalho infantil estar presente na historia de todos os países, inclusive no Brasil, isto é, na invasão portuguesa, com a exploração do pau Brasil.
O trabalho infantil reduz a melhoria da aprendizagem educacional, como consequente, o acréscimo da perda da infância. Em decorrência disso, a escola não tá sabendo trabalhar com essa questão social, dificultado sua prática pedagógica,tendo como consequência a dificuldade de aprendizagem dos alunos que trabalham e estudam.
É nessa perspectiva, que questionamos: o que é trabalho infantil? Qual sua relação com a sociedade? E a Educação onde fica?
Essas indagações nos fazem pensar que a educação estar entrelaçada em diversos fatores, como; social, econômica, politica e cultural. Sendo responsabilidade de o educador refletirsobre essas questões, na sua mediação entre o ensino e aprendizagem.

JUSTIFICATICA
Estamos diante de um tema abrangente e complexo, abrangente por ter diversas formas e conceitos, complexo porque a sociedade se adaptou a conviver com ele. A sociedade interfere direta e indiretamente com esse fenômeno, que não dá subsidio necessário para esse problema, dificultado o processo educacional emtodos os seus sentidos, cultural, saúde, lazer e econômico. Através das indagações pretendemos investigar, analisar e questiona-las, além de estarem relacionadas com os paradoxos da sociedade capitalista.
Primeiramente Conceituar, trabalho infantil, seja uma forma de entendemos o porque que esse problema é mundial. Em algumas literaturas a concepção chega até ser inconclusiva, como qualquer formade trabalho a menor de 15 anos, trabalho domésticos, em comercio, entre outros, mas para a OIT (2004):

(...) se refere-se a qualquer trabalho ou atividade, que é físico, mental, social ou moralmente prejudicial para a criança, que interfere na escolaridade na oportunidade privá-lo de ir para a escola, para abandonar as salas de aula forçando prematuramente. (...) difícil dar uma definiçãoprecisa do trabalho infantil, a qual pode ser aplicada a todas as situações e todos os países.
O trabalho infantil é toda atividade realizado por todas as crianças e adolescentes abaixo da idade mínima geral de admissão ao emprego especificado a cada país, que Queira estatuto profissional, (Assalariado, independente, trabalho familiar não remunerado). O trabalho infantil também é considerado aquelasfeitas por atividades econômicas debaixo de 18 anos, o que interfere na escolaridade de crianças e adolescentes. (OIT, 2004, p. 11).

Além disso, na sociedade, percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura, politica, econômica e social. tem pessoas que vivem na miséria e outras no luxo, por isso quecompreendemos que a sociedade constituída pela desigualdade social.
A sociedade capitalista é uma das responsáveis por essa desigualdade, existente na contemporaneidade em todo o mundo, na qual o Brasil não é diferente, pois como explicita LIMA, (2001):

No novo milênio, os diferentes graus de exploração se reproduzem e são criadas novas formas de subtrair da força do trabalho de adultos e...
tracking img