Projeto de pesquisa. como fazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA
Um roteiro de viagem

DEZ PECADOS MAIS FREQUENTES NA PESQUISA CONTÁBIL NO BRASIL
(Martins e Theóphilo in Lopes, 2007)

2

10 PECADOS NA PESQUISA CONTÁBIL NO BRASIL
(Martins e Theóphilo, 2008)

1) Não atendimento a quesitos fundamentais na escolha de assunto-tema-problema; 2) Inadequação na elaboração do problema de pesquisa; 3) Trabalhos sem passado; 4) Trabalhosnem abrangentes, nem aprofundados; 5) Inadequações na sustentação teórica do assunto; 6) Inadequação na escolha de fontes que dão apoio ao estudo; 7) Pouca atenção para aspectos de confiabilidade e validade dos estudos; 8) Crença na auto-explicação dos testes estatísticos; 9) Deficiências na enunciação das conclusões dos estudos; 10) Pouca diversidade de abordagens teóricas, estratégicas, 3 Prof.:Nadson Alves técnicas de coleta de dados, informações e evidências.

Como resistir aos pecados?
Compreendendo as premissas e os fundamentos de elaboração de um trabalho científico.

Prof.: Nadson Alves

4

TIPOS DE CONHECIMENTO
(Antonio Benedito Silva Oliveira)

Prof.: Nadson Alves

5

O que é ciência?
(Antonio Benedito Silva Oliveira)

• É a busca do conhecimentosistemático, dos fenômenos da natureza e abrange um conjunto de conhecimentos racionais – certos ou prováveis – obtidos segundo determinado método, sendo sistematizados e verificáveis, com característica adicional de fazerem referência a objetos de uma mesma natureza.
Prof.: Nadson Alves 6

Método • científico

“É uma preocupação instrumental. Tratase de formas de se fazer ciência. Cuida dosprocedimentos, das ferramentas, dos caminhos”. (Demo, 1985, p.19)

Prof.: Nadson Alves

7

Quais as evidências para acreditar que essa não é montagem?

• Pelo estudo de seus conceitos metodológicos observa-se a coerência lógica da ciência é manifestada por procedimentos e operações intelectuais que possibilitam observação racional, a explicação e a experimentação e tornam possível a obtenção deconclusões, na forma de novos conceitos, leis e teorias, mediante passos capazes de reprodução por diferentes pesquisadores.
Prof.: Nadson Alves 8

Contabilidade
É a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição dopatrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica.
(Hilário Franco)

Prof.: Nadson Alves

9

PLANEJAR
(Antonio Benedito Silva Oliveira)

• Antecipar etapas; • Ordenar as tarefas a serem desenvolvidas; • Ordenação lógica que permite administração eficaz e eficiente.
Prof.: Nadson Alves 10

PROJETO
(Aurélio Buarque de Holanda)

• Idéia quese forma para executar ou realizar algo no futuro; • Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema; • Redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto.
Prof.: Nadson Alves 11

Modalidades de Trabalho de Conclusão de Curso

Prof.: Nadson Alves

12

IMPORTANTÍSSIMO
A pesquisa se inicia pelo problema e a busca da solução do problema orienta toda a lógica dainvestigação.
(Martins e Theóphilo, 2007, 22)

“Um projeto para ser elaborado de forma eficaz deve iniciar-se com o PROBLEMA claramente definido, os objetivos bem determinados, assim como já presente a formulação do plano de coleta e análise de dados”
(Oliveira, 2003, p.130)
Prof.: Nadson Alves 13

Projeto de Pesquisa
É o instrumento de delimitação da temática e direcionador para desenvolver apesquisa. Compõem-se de três etapas:

Pré-texto

Texto
Prof.: Nadson Alves

Pós-Texto
14

ESTRUTURA PROJETO DE PESQUISA

PRÉ-TEXTO • Capa • Folha de rosto 1.4.2 Específicos 1.5 Justificativa • Folha de 2. Referencial teórico avaliação 3. Metodologia (opcional) 4. Cronograma • Sumário
Prof.: Nadson Alves 15

TEXTO 1. Introdução 1.1 Tema 1.2 Problema 1.3 Hipóteses/ Questões...
tracking img