Epi e epc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAC / SOROCABA


pROJETO PROFISSIONAL DO CURSO DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MÓDULO 2– COMPETÊNCIA 8 – GESTÃO DE EPI/EPC

22/11/2012

SUMÁRIO

1. Introdução...............................................................................................................3
2.Desenvolvimento....................................................................................................4
3. Conclusão.............................................................................................................10
4. Referências Bibliográficas..................................................................................10

1.INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade mostrar os métodos de gerenciamento de EPI ( Equipamento de Proteção Individual) e EPC(Equipamento de Proteção Coletivo) da Empresa Castelari cartões buscando uma melhor gestão em seu desenvolvimento de acordo com o modulo 2 na competência 8 de gestão de EPI/EPC.
Esta contido neste trabalho os principais modelos de EPI’s e EPC’s utilizado na empresa bem como suas devidas utilizações para prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

3.DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimentodeste trabalho foi feito através do estudo da competência 08 do modulo 2 - gestão de EPI e EPC, o trabalho foca nas medidas feitas dentro da empresa Castelari cartões com todos os procedimentos que se foi implantado dentro da empresa para melhorias.

Gestão EPI’s EPC’s
Para o controle de lesões e doenças originadas no ambiente de trabalho é essencial ter uma gestão eficiente dos equipamentos deproteção individual.
Não adianta somente adquirir e entregar o EPI ou EPC ao trabalhador, é preciso ter fiscalização, normas e treinamentos quanto ao seu uso, para que seja bem aproveitável e mais durável.
Só com uma eficiente e bem organizada gestão de equipamentos, se obtém total e perfeito todos os aspectos técnicos, administrativos e humanos, requeridos para dar a efetiva segurança no trabalhoe preservar efetivamente a saúde dos seus trabalhadores executando todas as ações necessárias para que esta proteção ocorra.

EPI - Equipamento de Proteção Individual
Os EPI’s são equipamentos de proteção individuais, destinando-se a proteger a integridade física do trabalhador durante a atividade de trabalho. EPI é todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira,utilizado pelo trabalhador, destinado a proteger um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança, integridade física e saúde, bem como qualquer complemento ou acessório destinado a esse objetivo.
Conforme Norma Regulamentadora nº.6, Equipamento de Proteção Individual – EPI; é todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à Proteção de riscos suscetíveis de ameaçar asegurança e a saúde no trabalho. A empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado, ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias;
• Obrigações do Empregador:
- Identificar claramente o tipo e a função dos EPIs adotados nos seus programas de segurança.
- Entregar os EPIs, sob protocolo, aos trabalhadores.
- Treinar edocumentar treinamentos realizados quanto ao uso dos EPIs adotados.
- Elaborar normas escritas de uso, guarda, higienização e substituição destes EPIs.
- Entregar, sob protocolo, cópia no todo ou em parte destas normas ao trabalhador.
- Fiscalizar efetivamente o uso dos EPIs por parte dos trabalhadores.
- Documentar a fiscalização com termos de advertência aplicados ao trabalhador faltoso. -Fornecer ao empregado somente EPI’s aprovados pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; - Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; - Comunicar ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) qualquer irregularidade observada.
• Quanto...
tracking img