Processo de desenvolvimento do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO
Pode ser entendido com a estrutura econômica de uma sociedade. Incluem-se nessa noção a maneira como essa sociedade produz,distribui, consome e as relações que ela estabelece en-tre os seus membros durante esse processo.
O capitalismo é o sistema econômico regulado pelo mercado e tem por base a propriedade privada, ou seja, a propriedade particularou individual de um bem cujo objetivo final visa o lucro.











FASES DO CAPITALISMO
O CAPITALISMO COMERCIAL
A primeira etapa do capitalismo estendeu-se do fim do século XV até o século XVIII e foi mar-cada pelo mercantilismo (comercial).
O objetivo dessas nações era acabar com a hegemonia das cidades italianas no comércio com o Oriente pelo Mediterrâneo. A primeira etapa docapitalismo foi marcada pela expansão marí-tima das potências da Europa Ocidental em busca de novas rotas comerciais. A economia fun-cionava segundo a doutrina mercantilista, sendo identificada pela intervenção governamental nas relações comerciais, aumentando o poder dos Estados Nacionais ; a riqueza e o poder eram medidos pela quantidade de metais preciosos.
O resultado desse processo permitiugrande acúmulo de capitais nas mãos da burguesia atra-vés de um comércio altamente lucrativo. Isso foi possível mediante a exploração coloni-al.Surgiu a primeira Divisão Internacional do Trabalho, caracterizada pelo envio de matérias primas das colônias às metrópoles e de produtos manufaturados as colônias.
O CAPITALISMO INDUSTRIAL
A segunda etapa do capitalismo foi marcada principalmente pelaRevolução Industrial no final do século XVIII e o aumento da capacidade de transformação da natureza por meio do uso de máquinas. Crescente aceleração da circulação de pessoas, da produção, de mercadorias e expansão das redes de transportes.
Nessa nova fase, o lucro provinha basicamente da produção de mercadorias. Esse processo era possível mediante a relação de trabalho assalariado, aumentando osmercados consumidores. O Estado não mais intervinha na economia. A livre concorrência era a lógica do mercado; o aumento rápido da produção industrial aprofundava-se a Divisão Internacional do Trabalho.Após se consolidar no Reino Unido no século XIX, a industrialização foi se expandindo para outros países europeus , alcançando os Estados Unidos , o Japão e o Canadá , mais tarde no século XX , oshoje chamados de países emergentes . No final do século XIX, mudanças importantes estavam acontecendo dentro das fabricas: a produtividade aumentavam rapidamente devido as novas máquinas e fontes de energia mais eficiente.
O CAPITALISMO FINANCEIRO
Surge no final do século XIX, sendo marcante o processo de concentração e centralização de capitais. Empresas foram criadas e cresceram rapidamente:indústrias, bancos, casas comer-ciais e corretores.
Uma das características mais importantes desse período foi a introdução de novas
tecnologias e novas fontes de energia no processo produtivo (surge as multinacionais). Houve fusões e incorporações que resultaram na formação de monopólios ou oligopólios.
O crescente aumento da produção e a industrialização expandiram-se para outros países,acir-rou-se a concorrência. Foi nesse contexto que ocorreu a expansão imperialista na África e na Ásia – conferência de Berlim (1884 -1885), como forma de explorar matéria prima e novos mercados consumidores.
Essa partilha imperialista consolidou a divisão Internacional do Trabalho, pela qual as colônias se especializaram em fornecer matérias primas baratas para os países que se industrializaram. Emcontrapartida as ex-colônias da América Latina foram proibidas de se industrializarem.
Desde o final do século XIX, em cada setor da economia, os setores petrolífero, elétrico e side-rúrgico etc.- passaram a predominar alguns grandes grupos. Trustes- E o resultado de proces-sos de concentração e centralização de capitais, que levam a fusões e incorporações de uma mesma cadeia produtiva. Atuando...
tracking img