Metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metrologia
A Metrologia (palavra de origem grega-metron: medida e logos: ciência) é definida pelo Vocabulário de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (conhecido como VIM), como sendo a "Ciência da medição que abrange todos os processos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou da tecnologia" (INMETRO, 2000).Um dos aspectosimportantes relacionados à Metrologia é a codificação dos conhecimentos relativos às medições e unidades de medida. Não é somente na Física que a Metrologia ocupa um papel relevante, de uma maneira geral, ela ocupa um papel importante em todas as ciências, sendo encarada como uma ciência básica (THEISEN, 1997).
Histórico da Metrologia mundial
Na Antigüidade já era muito comum as trocas e ocomércio entre os povos. Essas práticas fizeram com que fossem criadas unidades de medida para as mercadorias, isso trouxe como conseqüência o aparecimento de uma grande diversidade de unidades de medida e suas denominações entre uma e outra região, os valores dessas unidades também variavam de uma região para a outra. Quando o homem conseguiu dominar o fogo e domesticar seu primeiro animal, ele passou aobter seu progresso através da fundamentação das medidas. Esse progresso ao longo da história está relacionado ao seu progresso na ciência da medição. O homem percebeu que para a sua medição fazer sentido, ela deveria estar de acordo com as medições executadas pelos outros homens. A partir deste momento, houve um acordo universal de unidades de medida. Esse acordo trouxe a necessidade de seadotar padrões, dos quais todos os homens derivariam suas unidades de medida. A solução desse problema não foi tão fácil de ser encontrada.
Através da história têm ocorrido confusões porque os padrões adotados têm sido modificados ou destruídos. Segundo Vaz & Guimarães (2002), a necessidade de medidas-padrão passou a existir logo que os homens começara a fazer negócios em grande escala, naconstrução de casas navios e utensílios em geral. Era importante que os mercadores, os artífices e os trabalhadores de uma maneira geral soubessem, por exemplo, que uma vara de tecido na babilônia deveria ter mais ou menos o mesmo comprimento que uma vara de tecido em Jerusalém. Como os Egípcios e os Gregos, os Romanos também podem ser considerados como grandes arquitetos pela grande quantidade de obrasque por eles foram realizadas, tais como estradas e aquedutos. Esses projetos foram concluídos num intervalo de tempo relativamente curto, logo estas construções provavelmente foram iniciadas simultaneamente ao longo da rota. Esse fato só pode ser alcançado com um sistema de medidas padrão que provavelmente foi usado pelos artesãos que trabalharam nessas construções. Houve uma tendência deuniformização entre os povos Hebreus e Fenícios. Para alguns povos antigos, as medidas eram tão importantes que chegavam a ter um caráter sagrado, sendo guardadas em templos como o Capitólio em Roma. O homem tinha apenas começado a evoluir tecnologicamente quando o grande império desmoronou, a Europa foi invadida por tribos bárbaras. A história mostra que esse acontecimento provocou um retrocesso de dezséculos, fazendo com que o conhecimento penosamente adquirido pelo homem fosse sufocado e destruído. A entrada do homem nesse período chamado anos de escuridão fez com que vários sistemas de medida fossem esquecidos, mas nem tudo foi perdido porque existiram alguns esforços em estabelecer padrões. Esses esforços foram feitos pelos monarcas que reinaram nessa época. Somente muito tempo depois os reissaxões reintroduziram os sistemas de medida e padrões unificados. As necessidades de medidas-padrão foram sendo mais intensas a partir do momento em que os homens passam a efetuar negócios em larga escala, na construção de casas, navios e utensílios em geral. Outro aspecto histórico da Metrologia é a primeira idéia de noção de peso
que foi provavelmente a quantidade de material que o homem...
tracking img