Metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DO EMPREGO E
FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.


DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO
CENTRO FORMAÇÃO PROFISSIONAL LEIRIA










Índice
Introdução 3
Evolução histórica da Metrologia no Mundo 3
Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) 5
O metro 7
Evolução histórica da Metrologia em Portugal 9
Os Primeiros Pesos e Medidas 9
Aferição dos Pesos e Balanças da Cidade deLisboa (1460-1852) 10
A Reforma Manuelina - 1499 10
A Reforma de D. Sebastião - 1575 10
O Sistema Métrico Decimal 10
A Reforma de D. João VI (1814) 11
Adopção e promoção do Sistema métrico Decimal em Portugal (1852 - 1862) 11
A Convenção do Metro Paris 1875 11
As Cópias Nacionais 11
Reflexão 12
Conclusão/considerações finais 12
Web grafia 12















Introdução
Nestetrabalho irei falar da Evolução histórica da Metrologia no Mundo assim como Evolução histórica da Metrologia em Portugal, com a finalidade de ficar a conhecer um pouco a história da metrologia assim como compreender de onde vem as medidas que utilizamos todos os dias.



Evolução histórica da Metrologia no Mundo
A metrologia (palavra de origem grega - metron: medida e logos: ciência) é aciência das medições, codificando os conhecimentos relativos às medidas e unidades de medir e estudando a medição de grandezas, que é uma parte das mais importantes da física, já que fenómeno algum poderá ser bem definido sem o conhecimento exato das quantidades dos fatores que nele influem. Não somente na física, mas, de modo geral, em todas as ciências, a metrologia ocupa o papel de primeiraimportância e, muito justamente, é classificada como sendo uma ciência básica.

Como fazia o homem, na antiguidade, para medir?

O Homem e a Metrologia dependem mutuamente desde tempos imemoriais. Mas de uma certa forma de metrologia pode considerar-se ser mais antiga que o próprio homem!

Já o Homem pré-histórico fazia medidas sem se aperceber comparando o que era grande e pequeno e se era muito oupouco.

Numa Primeira fase o homem utilizava os fenómenos naturais, como o dia e a noite, as distâncias eram contadas em dias de marcha, o ciclo lunar deu origem ao calendário, semanas e meses e as estações deram origem aos anos.

Tudo começou quando na antiguidade percebeu-se a necessidade da criação de unidades de medida que permitissem as trocas e o comércio de mercadorias. Sabe-se que ahistória do progresso do homem também está estreitamente relacionada ao progresso na ciência da medição, já que em certo momento, ele percebeu que para sua medição fazer sentido era necessário que estivesse de acordo com as medições executadas pelos outros homens, tornando necessária a adoção de padrões que reproduzem as unidades de medidas.

Porém, a necessidade de medidas-padrão tomou forçaquando os homens iniciaram negócios em grande escala, na construção de casas, navios e utensílios em geral. Feitos dos Romanos, Hebreus e Fenícios também já mostram a utilização dessas medidas-padrão, até a invasão à Europa por tribos bárbaras, provocando um retrocesso significativo no conhecimento adquirido pelo homem. Somente muito tempo depois que, então, os reis saxões reintroduziram os sistemas demedida e padrões unificados.
os egípcios usavam, como padrão de medida de comprimento, o cúbito: distância do cotovelo à ponta do dedo médio. (Figura 2)


Como as pessoas têm tamanhos diferentes, o cúbito variava de uma pessoa para outra, ocasionando as maiores confusões nos resultados nas medidas. Para serem úteis, era necessário que os padrões fossem iguais para todos. Diante desseproblema, os egípcios resolveram criar um padrão único: em lugar do próprio corpo, eles passaram a usar, em suas medições, barras de pedra com o mesmo comprimento. Foi assim que surgiu o cúbito padrão.
Com o tempo, as barras passaram a ser construídas de madeira, para facilitar o transporte. Como as madeiras logo se gastavam, foram gravados comprimentos equivalentes a um cúbito padrão nas paredes dos...
tracking img