Ppto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do trabalho

A história do trabalho é tão antiga quanto à do homem, em muitos momentos elas se confundem, mas por incrível que pareça nem sempre trabalho foi sinónimo de tortura.
``É mesmo difícil de imaginar, mas já houve um tempo em que não precisávamos trabalhar para viver. Naquela época, nossa comida era o que apanhávamos e as nossas casas eram cavernas. E vivíamos felizes! Tudo oque necessitávamos estava ali, ao alcance das nossas mãos. Vida simples, pouco stress. ´Passávamos o tempo a comer, a brincar a namorar e descansar. Um verdadeiro paraíso.
´´Daí a Mãe Natureza nos "fez-se gelo" e tivemos que abandonar o nosso jardim do Éden à procura de alimento e abrigo. Postos no mundo, inexperientes e indefesos, enfrentamos não apenas a fome, mas também alguns predadoresfamintos. A situação apertou muito para o nosso lado até percebermos que tínhamos um diferencial competitivo: mãos! Graças a elas, conseguimos criar alguns artifícios capazes de garantir a nossa sobrevivência. Foi o início da Era "gente que faz", pois para ter alimento e protecção, precisávamos fazer alguma coisa. A fórmula era, simplesmente, fazer = ter. E nós realmente fizemos. Plantamos,industrializamos, informatizamos e globalizamos. De uma espécie em risco de extinção com menos de dois milhões de seres, crescemos para mais de seis bilhões sobre a face da Terra``.
nesse processo de agricultura, industrialização e informatização que vamos nos aprofundar neste texto para saber para onde estamos caminhando.
O ser humano teve muita dificuldade em se adaptar à Era do Gelo

O trabalho decaça e colecta
Após o que o professor chamou de ´´fez-se gelo´´, que foi a era glacial há cerca de 150 mil anos e que secou nosso habitat natural, que eram a árvores, caímos num mundo novo e totalmente desconhecido, o chão. Nas árvores sabíamos nos virar e sobreviver, na terra não conseguíamos ser mais velozes que um rato ou uma galinha, não tínhamos olfacto apurado e nem uma boa visão nocturnapara fugir dos predadores. O trabalho desse período era manter-se vivo. Preservar a espécie era o melhor que poderíamos fazer, o homem trabalhava apenas para ele mesmo. Precisamos de alguns milhares de anos de alimentação de insectos para nos darmos conta de que com as mãos, poderíamos agarrar um pedaço de pau e caçar bichos maiores e mais saborosos. Nesse momento o homem deixa de lado a colectapara passar à caça. Caçar exige muito mais esforço, planeamento e dedicação. O homem caçador tornou-se, desde aquela época, escravo de seu trabalho. Somente quando trabalhava bem conseguia alimentar-se e dar de comer à sua prole. O trabalho passou a ser uma obrigação que deveria ser feita todos os dias, afinal não sabíamos se a caça daria certo naquele dia ou não. Ao contrário dessa era, no tempo emque vivíamos nas árvores o labor era algo que se fazia apenas quando necessário.

A agricultura, diferente da caça, era exercida por homens e mulheres.
Agricultura
Há mais de 12 mil anos, na pré-história do período neolítico surgiu a agricultura, baseada em duas observações:
Notamos que ao colocar alguns grãos na terra, esses seriam semeados, cresceriam e dariam origem a muitos outros naplanta que nascia. Isso permitiu que nossa maior riqueza na época, o alimento, se multiplicasse
Constatamos que em alguns períodos era mais difícil caçar. Concluímos por tanto, que se colhêssemos sementes conseguiríamos armazenar o alimento por muito mais tempo o que nos manteria vivos em épocas de ´´vacas magras´´.
A agricultura possibilitou ao homem se estabelecer em uma região, não precisandomais correr atrás da presa e se deslocar por territórios desabitados. Com mais permanência no mesmo lugar geramos riquezas e melhoramos por consequência nosso padrão de vida. No entanto, acabamos por desnaturalizar o ambiente, desmatando a vegetação nativa para implantar a monocultura de poucas plantas. Buscamos sempre maior quantidade com menor variedade. Posteriormente passamos a utilizar...
tracking img