Metodos diversificados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO(A)

Angélica Rosa Silva, Larissa Mascarenhas Braga, Kátia Naiara Xavier Mascarenhas.

trabalho interdisciplinar
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Mulungu do Morro Ba

Cidade
2012

NOME DO ALUNO(A)

Angélica Rosa Silva, Larissa Mascarenhas Braga, KátiaNaiara Xavier Mascarenhas.

trabalho interdisciplinar
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de SouzaGonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Paula Priscila Marconi
Tutor(a) de sala: Gardênia Nunes de Fre



Mulungu do Morro Ba
Cidade
2012
IntroduçãoEste trabalho tem a finalidade de comparar o tipo de ensinamento de antes com o ensino atual, e as mudanças que foram acontecendo entre os métodos de ensino, observa-se que os professores mais experientes misturam o método tradicional que é aquele seguido pelo livro didático e o método histórico crítico, aquele que dá a liberdade do aluno realizar uma maêutica e de pesquisar os assuntos em outrosmeios de ensinamento.
Mediante a análise observada nas pesquisas realizadas, no entanto é válido lembrar que ambas possuem aspectos positivos a serem utilizados no ensino, as mesmas enfocam a forma tradicional, com base no livro didático e o uso moderno com o uso da tecnologia.
È preciso considerar que hoje em dia os alunos recebem um grande número de informações sobre as relações interpessoais ecoletivas por intermédio de comunicação. Muitos têm a oportunidade de conhecer em seu próprio ambiente familiar memórias de outras épocas. Alguns leem jornais, revistas e livros, vão ao cinema e ao teatro. Muitos assistem a televisão, ouvem rádio, apreciam músicas, conversam e trocam idéias com seus consaguíneos pelos espaços físicos e sociais. Todas essas são vivências que lhes forneceminformações valiosas, porém fragmentadas, sobe as quais o professor por meio do diálogo, do debate e da crítica, inerentes à sua prática docente, pode atuar como agregador e catalisador.

Métodos diversificados

A educação atual permite vários pontos de discussão, inclusive o que é ensinado nas escolas, educadores e especialistas discutem a estagnação da educação, que com passar dos anos sofre poucasmudanças que possam ser consideradas significativas tanto no que é ensinado quanto em como é ensinado. O professor muitas vezes fica preso ao que é ditado pelos livros didáticos ou pelos currículos rígidos, predeterminados e fechados que a maioria das escolas possuem e acabamos por esquecer o papel que temos na sala de aula e na formação de nossos alunos.
Diante de encontros e desencontros a mesma buscasupera-se de uma prática instrumental para uma construção questionadora.
O objetivo da educação é o ensino que propõe estabelecer os principíos para orientar a aprendizagem com segurança e eficiência. Pois é um instrumento imprescindível na transformação do indivíduo como cidadão responsável dos seus atos e escolhas. Educação quando bem mediada ela proporciona para o educando a criação de suaspróprias teses e reformulação do seu conhecimento para a transformação de um novo saber.
De acordo com a psicologia socio histórica, que tem como base a teoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que o plano estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se dando nos...
tracking img