Echinaceae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Echinacea purpúrea
Vanessa Camargo Soares


RESUMO


Echinacea purpúrea tem sido utilizada com seus supostos efeitos imunomoduladores e antiinflamatórios. O presente estudo tem como objetivo a verificação por meio da literatura do embasamento para tal utilização. E. purpúrea é uma planta originária da parte central e oriental do Estados Unidos e atualmente também é cultivada noNorte da América. As partes mais utilizadas para fins medicinais são o rizoma e a raiz, e os principais constituintes químicos são Equinacosídeos A e B; Equinacinas; Óleos voláteis e alcamidas. Muitos estudos já foram realizados in vitro e em in vivo, e apesar de a maioria dar suporte a utilização de extratos de equinácea como imunoestimulante e antiinflamatório, os resultados apontam umacrescente necessidade em pesquisas que comprovem a eficácia, dos efeitos adversos e modo de uso desta espécie.

Palavras chave: Euchinacea purpúrea; antiinflamatório; imunomoduladores;

ABSTRACT

Echinacea purpurea has been used for its supposed anti-inflammatory and immunomodulatory effects. The present study aims to check through the literature of the basis for such use. E. purple is a plantnative to eastern and central part of the United States and is now also cultivated in North America. The parts used for medicinal purposes are the rhizome and root, and the main chemical constituents are Equinacosídeos A and B; Equinacinas, volatile oils and flying. Many studies have been performed in vitro and in vivo, and although most support the use of extracts of Echinacea as immunostimulant andanti-inflammatory, the results indicate a growing need for more research to prove efficacy, adverse effects and method of use this species.

Keywords: Euchinacea purpurea; antiinflammatory; immunomodulatory;


INTRODUÇÃO


Incentivo em investimentos públicos em plantas medicinais tem sido realizado pela OMS desde 1978, observando-se crescente aceitação da fitoterapia porprofissionais de saúde da atenção básica assim como a observação do aumento de seu uso pela população (HOMAR, 2005). Nos países em desenvolvimento, isto resultou principalmente na decisão de levar mais a sério a medicina tradicional e de explorar a possibilidade de utilizá-la em cuidados primários de saúde. Em outros países as autoridades de saúde foram obrigadas a adotar medidas impostas pelo interesse dopúblico no uso de plantas medicinais (GUIMARÃES et al., 2006; CARVALHO et al., 2008).
A Echinacea purpúrea Moench, tem sido amplamente utilizada, tendo em vista seus supostos efeitos imunomoduladores e antiinflamatórios (MARTINS, 2005). O presente estudo pretende verificar o embasamento para tal aplicação podendo assim analisar as informações disponíveis, confirmando ou não a efetividade dautilização dos extratos de equinácea como imunomodulador e antiinflamatório.
Echinacea purpurea pretence a família Asteraceae/ Compositae (NEWALL, 2002), trata-se de uma erva perene, com altura de aproximadamente meio metro. Raiz axonomorfa, talo delgado, aveludado. Folhas ásperas, lanceoladas ou lineares, opostas, inteiras, com largura entre 7,5 e 20 cm. Inflorescência solitária sobre umpedúnculo terminal, com pétalas radiais de 3 cm de largura e de cor púrpura (E. purpurea). Florescem desde meados do verão até o princípio do outono (GRUENWALD et al., 2000). A E. purpurea é originária da parte central e oriental do Estados Unidos da América e na atualidade é cultiva da no norte da América , Nova Zelândia, China e em menor escala em outras partes do mundo como na Argentina. Avariedade mais cultivada é a Echinacea purpureae, já que tem maior facilidade de propagação. (CUNHA, 2003).
E. pupurea é propagada por meio de sementes, e possui grande facilidade de germinação e desenvolvimento. Para aumentar a eficácia, são semeadas a 5 cm de profundidade no solo, ou seja, não deve ser profundo. Necessitam de rega e cuidados com a disseminação de plantas daninhas para um...
tracking img