O processo de controle no bradesco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO

CRISE E REESTRUTURAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO

1) Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

As Organizações Globo se constituem de um grupo integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, as atividades da Organização, são separadas em divisões independentes, compostas por váriasempresas. O grupo preza a produtividade e a eficiência empresariais, o conglomerado direcionam os diretores das subdivisões dando autoridade para decisões de menas responsabilidades, logo, se o modelo adotado por uma das empresas não garantir essa boa gestão dos problemas e das tarefas, reestruturações são efetuadas.

2) Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidadesde negócios? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.

O modelo apresentado de departamentalização visa reduzir a lentidão dos procedimentos organizacionais e facilitar a coordenação por parte da alta administração.

Direção Geral


MIRA: Mídia Impressa e Radio

GloboPar
Fundação Roberto Marinho

TV
Globo
Globo
Sat
Distel
S.A.

Editora GloboSom
Livre
Globo
Filmes

Info
Globo
Sistema Globo de Rádio

3) Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo?

Dentre as principais variáveis contingenciais que influenciaram a estrutura do Grupo Globo, podemos destacar no ambiente interno o tamanho da organização, a dificuldade no controle daorganização pela sua dimensão, o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o “inchaço” do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele.

No ambiente externo, podemos destacar como principal variável as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet.

4)Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?

A organização possui um baixo grau de concentração de poder. Com o objetivo de produzir com eficiência, o grupo optou por descentralização a direção da empresa, apesar da concentração de poder se fixar nas mãos da alta gerencia do conglomerado, há uma transferência de poderdentre os presidentes e diretores das empresas afiliadas, cada alto gestor, tem considerável autonomia para efetuar as modificações necessárias, desde que essas modificações atendam aos objetivos almejados pelo grupo.

5) Quais são os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?

Na segunda metade da década de 1990, os grupos brasileiros de comunicação apostaram no crescimento e naestabilidade nacional do setor. De olho nesse crescimento, o grupo investiu em modernas tecnologias de produção e veiculação, para isso, endividou-se em moeda estrangeira. O desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e a difusão da internet mudaram o cenário de mídia e comunicação, gerando queda significativa na circulação de revistas e jornais publicados pelo grupo, diminuindo em mais de R$2 milhões a receita publicitária da Globo, outros fatores que originaram a crise foram os erros estratégicos e administrativos, como a super estimativa do mercado e as falhas estruturais da Editora Globo, uma empresa afiliada a Globopar que, apesar de publicar um extenso portfólio, não era auto-sustentável, e nunca havia fechado o ano em lucro, desde a sua criação em 1986.

A principal empresado grupo e também a maior rede de TV do Brasil, a Rede Globo de Televisão ostentava um número exagerado em seu quadro de funcionários, mordomias excessivas, e salário considerados irreais.

6) Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichsul nesse processo de reorganização?

O plano de reestruturação da organização tinha como...
tracking img