Estudo de caso: o processo de controle no bradesco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE SUPERVISIONADA ( valor: 5,0pontos)
Prazo de entrega: NA AULA ANTES DA PROVA COLEGIADA, em mãos.
Se respostas manuscritas, somente à caneta. Se digitadas, utilizar a seguinte formatação base: fonte: Times New Roman Tamanho 12 Espaçamento entre linhas:1,5
Não é permitida a entrega do trabalho na Secretaria.


O estudo de caso é uma técnica de simulação. Procurar simular umarealidade na qual o aluno pode aplicar seus conhecimentos “na prática”.Pode ser aplicada individualmente (técnica de resolução de problemas e de tomada de decisão pessoal) ou em grupo (requer de cada aluno a exata compreensão do problema e, mais do que isso, o conhecimento necessário e a argumentação suficiente para convencimento dos demais colegas de que sua idéia é a melhor).


É umaprendizado que lhe será útil na vida profissional, pois desenvolverá habilidades humanas que lhe permitirão uma proveitosa bagagem para conviver com os problemas e com os colegas de sua empresa no futuro.


Parte-se do princípio de que existe sempre mais de uma solução adequada para qualquer problema em Administração de empresas. Cada um pode perceber diferentes configurações do problema, apartir de diferentes valores e objetivos, privilegiar determinados aspectos envolvidos no problema, visualizar diferentes conseqüências futuras de suas decisões, e assim por diante.


Não há limites de linhas para que o aluno exponha seu ponto de vista. É preciso ter coerência em suas idéias e relacioná-las com a corrente de pensamento administrativo em questão.

Fonte:CHAVENATO.Idalberto. Introdução à teoria geral de administração: uma visão abrangente na moderna administração da organização.7ed.rev e atual.Rio de Janeiro: Elsevier,2003.












ESTUDO DE CASO: O PROCESSO DE CONTROLE NO BRADESCO[1]


A dificuldade de controlar custos em um grande banco


Pouca gente sabe, mas a maior parte das despesas dos bancos é proveniente de gastos com bens eserviços. Mais de 50% dos gastos dessas instituições financeiras são com materiais (papéis, canetas, cartuchos de impressora, computadores etc.) e serviços terceirizados contratados (limpeza, segurança etc.).
No Bradesco, maior banco privado brasileiro, não é diferente. É compreensivelmente difícil controlar as atividades e os gastos de uma abrangente rede com mais de 3 mil agências e postos deatendimento espalhados por todo o Brasil. Para isso, é fundamental conhecer as demandas de todas as agências e as necessidades de todas as empresas ligadas ao grupo.
Em 2001, a instituição gastava em torno de 1,5 bilhão de reais por ano com esses serviços. Porém, os custos seriam muito maiores se, em 1998, não tivesse sido posto em prática o Programa de Inovação em Suprimentos, uma série de medidasplanejadas para reestruturar o setor de compras do banco, com o objetivo de torná-Io mais eficiente, acelerando os processos e reduzindo as despesas.


O Programa de Inovação em Suprimentos

Para o presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, a racionalização dos gastos e a melhoria do desempenho devem ser uma busca constante em todos os departamentos. Com esse objetivo em mente, viu no Programa deInovação em Suprimentos a possibilidade de reduzir substancialmente as despesas do banco.
A identificação de todos os bens comprados e de todos os serviços contratados foi a primeira etapa do programa. Era necessário fazer um levantamento de todas as compras das unidades do Grupo Bradesco e catalogá-Ias.
Dessa forma, seria possível analisá-Ias e estudá-Ias de modo centralizado. Nunca antes oBradesco havia conseguido reunir as informações sobre as demandas de todas as divisões e agências do grupo .

De posse dessa informação, foi possível a segmentação dos bens e serviços comprados pelo Bradesco. Identificar categorias distintas permitiria agilizar as aquisições, centralizando compras diversas em um mesmo fornecedor. Além disso, melhoraria o processo de controle, possibilitando a...
tracking img