Metodos de amostragem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Revisão Bibliografica 3
Definição da Amostragem 3
Vantagens da amostragem 3
Teorema da Amostragem: 3
Amostras probabilísticas 3
Cuidados a ter na escolha da amostra 4
MÉTODOS DE AMOSTRAGEM 4
Amostragem Aleatória Simples 4
Amostragem Sistemática 5
Amostragem estratificada 6
Amostragem por Conglomerados 8
Conclusão 9
Referencias Bibliograficas 10Introdução

O sucesso de uma análise estatística envolve aspectos importantes sobre as formas ou métodos de amostragem. Neste sentido, não basta que saibamos descrever convenientemente os dados de uma amostra e que dominemos perfeitamente as técnicas estatísticas para que possamos executar, com êxito, um trabalho estatístico completo.Antes de tudo, é preciso garantir que a amostra ou amostras que serão usadas sejam obtidas por processos adequados. Se erros grosseiros forem cometidos no momento de selecionar os elementos da amostra, o trabalho todo ficará comprometido e os resultados finais serão provavelmente bastante incorretos.
Devemos, portanto, tomar especial cuidado quanto aos critérios que serão usados na selecção daamostra. O que é necessário garantir, em suma, é que a amostra seja representativa da população. Isso significa que, a menos de certas pequenas discrepâncias inerentes à aleatoriedade sempre presente, em maior ou menor grau, no processo de amostragem, a amostra deve possuir as mesmas características básicas da população, no que diz respeito à(s) variável(is) que desejamos pesquisar.
Este trabalho temcomo objectivo falar dos diferentes metodos de Amostragens, e para que consiguir mos alcancar o nosso objectivo o grupo usou como base diferente material disponivel nas nossas bibliotecas, bem como disponivel na Internet.

















Revisão Bibliografica


Definição da Amostragem

Processo de seleccionar uma porção de material suficientemente pequeno em volume para sertransportado e manuseado convenientemente, de modo a que seja verdadeiramente representativa de todo o ambiente amostrado(Moura, 2005), seja segundo Filho a Amostragem compreende como sendo as técnicas pelos quais possibilita a que uma amostra, quando colectada seja Não-tendenciosa.


Vantagens da amostragem

✓ Custo menor
✓ Velocidade maior
✓ Precisão controlada
✓ Reduçãoda carga de coleta sobre unidades da população
✓ Necessidades especializadas


Teorema da Amostragem:

Seja x(t) um sinal de banda limitada com X(w)=0 para |w|>wM. Entao x(t) é determinado de modo unico pelas suas amostras x(nT), n=0, ?}1, ?}2, ?c se .... wS>2wM onde wS=2π/T.
Dadas estas amostras, x(t) pode ser reconstruído através da geração de um trem de impulsos periódico deamplitudes iguais às amplitudes das amostras. Este trem de impulsos é então processado por um filtro passa-baixo com ganho T e frequência de corte compreendida entre wM e (ws-wM). O sinal de saída deste sistema é x(t).


Amostras probabilísticas

Nas amostras aleatórias ou probabilísticas sabe-se a exata probabilidade de cada um dos membros da população participar da amostra. Nas amostrasprobabilísticas, alguma forma de sorteio sempre estará implícita na técnica. As amostras probabilísticas são preferíveis, pois permitem generalizar seus resultados para a população com maior segurança. Os métodos de amostragem probabilística servem para assegurar certa precisão na estimação dos parâmetros da população, reduzindo o erro amostral. O objetivo desta abordagem é obter a melhor representatividadepossível. As amostras probabilísticas são subdivididas em: simples, sistemática, estratificada e por conglomerados.

Cuidados a ter na escolha da amostra:
1. Imparcialidade: todos os elementos devem ter a mesma probabilidade e oportunidade de serem escolhidos;
2. Representatividade: deve conter em proporção todas as características que a população possui, qualitativa e quantitativamente, de...
tracking img