Resenha MÉTODO DE AMOSTRAGEM DE SOLOS EM ÁREAS SOB PLANTIO DIRETO NO SUDESTE GOIANO

340 palavras 2 páginas
MÉTODO DE AMOSTRAGEM DE SOLOS EM ÁREAS SOB PLANTIO DIRETO NO SUDESTE GOIANO
De
Nelson H. D. Acqua, Gilson P. Silva, Vinicius M. Benites, Renato L. de Assis & Gustavo A. Simon
Campina Grande: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 2013, v. 17,p.117-122

Este artigo, de Acqua et. al (2013), é uma leitura imprescindível para avaliar corretamente a interpretação dos dados coletados da amostragem do solo. Os autores ressaltam a amostragem do solo como a etapa mais importante do processo de avaliação da sua fertilidade. Com base na análise química dessa amostra, serão definidas as doses de fertilizantes e corretivos necessários ao plantio da safra estudada.
Neste trabalho, foram avaliadas amostras de solo retiradas em 12 áreas distintas e cultivadas a 2, 5 e 10 anos sob o sistema de plantio direto. Os materiais utilizados para retirar amostras do solo foram o trado holandês e a furadeira elétrica.
Os fatores que influenciaram os resultados da análise química do solo foram os métodos adotados na amostragem, o período de adoção do sistema de plantio direto, os equipamentos utilizados, a profundidade e a posição da amostra coletada. Na análise química, mediu-se os níveis de pH, Ca, mg, K, Al, H+Al, CTC, SB, P, S e vários micronutrientes.
O estudo chegou às seguintes constatações: em função da adubação superficial, o sistema de plantio direto provocou um gradiente de fertilidade para todos os macronutrientes, exceto o enxofre; houve o incremento da concentração de fósforo nas áreas cultivadas há dez anos sob plantio direto; o trado holandês representou melhor o gradiente de fertilidade formado pelo sistema de plantio direto; as adubações na linha de plantio também provocaram um gradiente de fertilidade acentuado, principalmente para os elementos P e K.
As observações feitas por Acqua et. al (2003) são importantes para que não sejam feitas recomendações errôneas a partir de análises químicas que influenciariam a produtividade e a rentabilidade da safra. O

Relacionados

  • arquitetura
    71928 palavras | 288 páginas
  • Os impactos do agronegocio dos agrocombustíveis sobre o campesinato em Goiás
    80048 palavras | 321 páginas
  • A temática indigena
    181985 palavras | 728 páginas
  • Batassini Jacqueline OM Dr 2013
    83643 palavras | 335 páginas